quarta-feira, 30 de abril de 2014

Centro de Saúde da Regional Norte comemora queda nos casos de Dengue na região


O Centro de Saúde Jaqueline I (rua Agenor de Paula Estrela, 200, bairro Jaqueline) realizou na última quinta-feira, 24, um evento para a apresentação e comemoração do andamento das atividades de controle, prevenção e combate à Dengue planejadas conjuntamente com o Conselho Local de Saúde, iniciadas em Fevereiro. O evento contou com a presença de 25 pessoas, dentre elas os membros do Conselho Local de Saúde, trabalhadores da unidade, membros da comunidade e convidados. 


Iniciado em Fevereiro com a elaboração das propostas para o enfrentamento da Dengue, a ação contou com a colaboração de lideranças comunitárias do bairro Jaqueline, das diretoras da Escola Estadual Paschoal Comanducci, Escola Municipal Daniel Alvarenga e da Creche e Instituto Zilah Sposito, membros da Comissão Local de Saúde e de funcionários do Centro de Saúde, o que resultou em intervenções nas escolas, no centro de saúde, nas residências dos usuários e demais locais da comunidade. 

A gerente do C.S Jaqueline I, Vera Lúcia Ferreira, expôs aos presentes as ações desenvolvidas e comemorou o baixo número de casos confirmados da doença no bairro “Objetivo de termos encontros durante todo o ano é para que a questão da dengue não seja foco de discussão apenas na época das chuvas. O objetivo é nos mantermos alerta e estendermos a discussão para além, como por exemplo a saúde como papel importante na participação intersetorial do meio ambiente,como o lixo, prevenção das matas e nascentes “, afirmou a gerente. 

Para comemorar o resultado positivo das atividades e salientar a importância da vigilância constante no combate à dengue, o evento contou com uma confraternização, sendo servido um jantar nas dependências do Centro de Saúde Jaqueline. 

Um dos alunos da oficina de teatro Arte da Saúde, Wesley Anthony de Souza, declamou uma poesia escrita por ele e demais colegas do programa. Os versos retratam com simplicidade as ações que a comunidade deve ter para evitar que a Dengue prolifere. 

Já a Assistente Social da Unidade, Ana Maria Cordeiro, surpreendeu a todos com a apresentação musical da estagiária do Serviço Social do Centro de Saúde, Pâmela Joveliny Barbosa Jardim e seu irmão Patrick Marcos. 

“Este encontro marca um momento importante de parceria, participação, aproximação e grande sintonia entre o conselho e comunidade com as diretrizes do SUS, a organização e os processos de trabalho da unidade” resaltou Vera Lúcia. 




Conheça o poema declamado: 



A DENGUE 


A gente avisa todo mundo 

Nada adianta falar 

Se jogar lixo no chão 

A dengue vai se espalhar 


Eu vi na televisão 

Muitos casos diferentes 

Se deixar água parada 

Irá contrair a dengue 


Cuidado com a chuva 

Prá água não acumular 

Pois é na água 

Que o mosquito pode se proliferar 


O mosquito fêmea suga seu sangue para se alimentar 

E deposita seus ovos na água se ela se acumular 

Circula sempre durante o dia feito a gente 

E bastam apenas alguns dias pra você ficar doente 


A dengue mata 

Os sintomas manchas, dores, fraqueza e uma febre danada 

É importante não deixar água parada e limpar bastante os quintais 

Não deixar pneus velhos, latinhas e garrafas 

Porque os mosquitos da dengue são infernais 


Faça sua parte nessa guerra 

Porque senão é você quem se ferra 

Cuide de você e de mim 

Eu cuido de mim e de você 

Nós cuidaremos de nossa cidade 

E só assim poderemos vencer 


(Versos criados pelos alunos da oficina de teatro Arte da Saúde / Jaqueline: Wesley Anthony de Souza Santos de Paula, Daniel Victorde Jesus Catalão, Vitória Emanuelly de Jesus Catalão e Wenderson Andrew de Souza Santos de Paula)


 FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: