terça-feira, 15 de abril de 2014

Regional Norte promove roda de conversa sobre o Bolsa Família


A Secretaria de Administração Regional Municipal Norte, por meio da Gerência Regional de Atendimento Social (GERASOCN) juntamente com a Equipe de Proteção Social Básica Norte (EPSB) e a Gerência de Transferência de Renda e Geração de Trabalho (GERPTRN) realizaram nesta última quinta-feira, dia 10, uma oficina em formato de roda de conversa com as famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, cujo os filhos estudam na Escola Estadual Inês Geralda (rua Maria Martins,550, bairro Juliana) região Norte de Belo Horizonte.


A atividade teve como tema a importância do cumprimento das condicionalidades do Programa Bolsa Família e contou com a participação de dez famílias. 

A Gerente de Atendimento Social da EPSB, Claudia Márcia Costa, explicou que a equipe tem em sua metodologia a diretriz de trabalhar, com as famílias, a importância das condicionalidades do Programa Bolsa Família e a superação das dificuldades por meio do dialogo e da participação “A EPSB está dividida em equipes que agem nos territórios que estão fora da área de abrangência dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) com o intuito de promover um dialogo amplo entre as famílias e escola” disse a gerente. 

Durante a atividade as famílias expuseram suas duvidas com relação às condicionalidades do Programa Bolsa Família, tais duvidas foram esclarecidas pela Gerente de Transferência de Renda e Geração de Trabalho da Regional Norte, Ana Paula Nascimento Braz Cardoso. De acordo com Ana Paula, objetivo da atividade foi auxiliar e buscar soluções em conjunto com outras políticas sociais para as dificuldades enfrentadas pelas famílias no cumprimento das condicionalidades do Programa, que, são compromissos que precisam ser cumpridos referentes à saúde e educação.

A gerente explicou que na condicionalidade referente à educação, todas as crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos devem estar devidamente matriculados e com frequência escolar. Já no que se referente à saúde, as famílias assumem o compromisso de manter em dia o cartão de vacinação, a pesagem infantil e o acompanhamento das gestantes com o pré-natal. 

Ana Paula ressaltou que,  de acordo com as diretrizes do Programa, a família que não cumpre as condicionalidades do Programa Bolsa Família, é advertida, tem o beneficio bloqueado e por fim suspenso. 

Na ocasião as psicólogas da EPSB da Regional Norte, Juliana Barbosa e Raquel França, conduziram o debate e as dinâmicas. Juliana, falou aos pais sobre a importância do acompanhamento escolar e do diálogo que se deve ter com a instituição de ensino, buscando estreitar cada vez mais essa relação. Sobre a conversa com os pais a psicóloga falou otimista sobre sua impressão “Foi uma discussão extremamente rica, onde as famílias se posicionaram não apenas com as queixas, mas, propondo soluções para os problemas que iam sendo colocados e se responsabilizando por eles” pontuou. 

A atividade foi finalizada com uma dinâmica aonde cada participante disse uma palavra que melhor representasse o momento de interação vivenciado. Dentre as a palavras dita pelas famílias estão: Compromisso, respeito, bolsa família, proteção, união dialogo, comunidade, educação, essas palavras serão tema das próximas oficinas. 

Referente a próximas oficinas a Gerente de Atendimento Social Norte afirmou que “A Equipe Proteção Básica irá expandir as oficinas usando a mesma metodologia de trabalho, buscando cada vez mais promover o dialogo e a participação das famílias na vida escolar de seus filhos”.




FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: