segunda-feira, 28 de abril de 2014

Seminário aborda Violência Sexual Infanto Juvenil no contexto da Copa do Mundo 2014



Com o objetivo de debater o fortalecimento da promoção e da proteção dos direitos das crianças e adolescentes e criar agendas conjuntas para mega eventos como a Copa do Mundo, a Comissão Operativa Local Norte (COL) por meio da Secretaria de Administração Regional Municipal Norte, realizou na última quinta-feira (24) o Seminário “Enfrentamento à Violência Sexual Infanto Juvenil no Contexto da Copa: Um Diálogo Intersetorial”.

O evento aconteceu no CRAS Novo Aarão Reis/Brasilina Maria de Oliveira (Avenida Risoleta Neves, 347 – Novo Aarão Reis) dentro das atividades do Fórum de Atenção à Criança e ao Adolescente Norte (FOCA), coordenadas pelo trabalho intersetorial entre as gerências de Saúde, Educação e Políticas Sociais.

A ação contou com a participação de mais de cem pessoas dentre gestores municipais e convidados. A palestra do Gerente da Secretaria Extraordinária Municipal Copa 2014, Glauco Carlos Carvalho, abordou a questão da estrutura da Copa, já a psicóloga Regina Cunha Mendes, representante do Comitê de Proteção de Crianças e Adolescentes em mega eventos, e a psicóloga Célia Nahas do PAIR/BH debateram o tema proposto para o evento. 

Célia Nahas, falou sobre a sociedade machista, tabus, sexualidade, desigualdade social, entre outros fatores que contribuem para a ocorrência da violência sexual infanto juvenil. De acordo com a psicóloga, no Brasil, 27,3 milhões de crianças vivem em domicílios com renda per capita de até meio salário mínimo, 234 mil jovens até 18 anos, são chefes de famílias.

Para Célia, um dos impactos negativos do turismo no país, com a Copa do Mundo, é o turismo sexual “Isso acontece na exploração sexual e no tráfico de pessoas. A grande preocupação com o tráfico sexual no Brasil é que nas décadas de 1980 e até a década de 1990 foi construída uma imagem de “Paraíso Sexual” para os estrangeiros, imagem que foi potencializada nos anos 80 por meio de campanhas publicitárias, juntamente ao aumento da vulnerabilidade de crianças e adolescentes nesta época”, destacou.

De acordo com o gerente de Assistência Social Norte, Kleiton Ferreira, o Seminário foi idealizado objetivando o mega evento que Belo Horizonte irá sediar, no caso a Copa do Mundo FIFA “Nesse sentido visamos uma formação dos profissionais que estão envolvidos com a rede de proteção de crianças e adolescentes para que juntos possamos enfrentar todo tipo de violação. O seminário recebeu um público com representação de diversos segmentos. Estamos felizes com a realização deste seminário e buscamos cada dia mais consolidar as políticas públicas e a intersetorialidade nas ações” destacou o gerente.

Segundo a representante da COL, Nilma Côrrea, o seminário foi de extrema importância para iniciar a discussão “Existe a necessidade de intensificarmos e potencializarmos a rede de proteção à criança e ao adolescente no sentido da articulação e informação, pois nesses eventos as crianças e adolescentes tornam-se mais vulneráveis. Temos muito a construir” ressaltou Nilma.

Em caso de Abuso e Exploração contra Crianças e Adolescentes, faça sua parte entre em contato com o Disque Denúncia Nacional - Disque 100. 


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: