terça-feira, 3 de junho de 2014

Servidores da Regional Norte representam Belo Horizonte em capacitação nacional da FIOCRUZ

O Gerente de Controle de Zoonoses Norte (GERCZO-N) e médico veterinário, Eduardo Cesar Del Guerra, juntamente com o Técnico e biólogo, Ivan Casas, participaram no mês de maio, da oficina Estratificação da Leishmaniose Visceral (LV) em Nível Local, promovida pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), na cidade do Rio de Janeiro, representando o município de Belo Horizonte. 

A capacitação teve como tema o aprimoramento da metodologia de planejamento de ações de controle da Leishmaniose Visceral (LV) avaliando os riscos em nível regional por meio da tecnologia de geoprocessamento de dados e análise espacial no território. Participaram do evento pesquisadores vinculados à ENSP/FIOCRUZ e profissionais de saúde de todo o Brasil, em especifico, dos municípios considerados prioritários no combate a doença com atuação na vigilância epidemiológica e controle de zoonoses. 


Os profissionais puderam discutir experiências de estratificação local na vigilância e controle da Leishmaniose Visceral (LV), com o intuito de buscar novas possibilidades e identificar os desafios na implementação das ações de controle da doença nos municípios. 

O gerente de Zoonoses falou sobre como poderá aplicar os conhecimentos adquiridos durante a capacitação no trabalho regional. “No curso utilizamos o software TerraView, que é uma ferramenta que possibilita realizar avaliações no território com relação a ocorrência de casos de leishmaniose canina e humana. Essa avaliação poderá ser feita na Regional Norte e nas 19 áreas de abrangência da Saúde. Desta forma é possível planejar e priorizar as ações de prevenção e controle desta importante zoonose em áreas de maior risco da região Norte, pensando nos determinantes sociais, ambientais, na enzootia canina (doença que acomete periodicamente os animais, neste caso os cães e que ocorre frequentemente num território ou localidade) e nos fatores de risco envolvidos na ocorrência da doença no animal e nos seres humanos”, disse. 


O que são as Leishmanioses? 

As leishmanioses são um conjunto de doenças causadas por protozoários do gênero Leishmania, dividem-se em tegumentar, que ataca a pele e as mucosas, e visceral, que ataca os órgãos internos. A leishmaniose é transmitida ao homem (e também a outras espécies de mamíferos) por insetos vetores ou transmissores, conhecidos como flebótomos. Neste contexto, o cão doméstico funciona como um importante reservatório de protozoários: o inseto pica um cachorro infectado, contamina-se e passa a transmitir o parasito ao homem e para outros cães, também por meio da picada. A leishmaniose visceral (LV) é uma doença que atinge o fígado, o baço e a medula óssea podendo levar à morte. A melhor forma de combate é a prevenção.  Fonte: Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: