Uma verdadeira mostra de talentos: foi assim que o V Festival Regionalizado de Escolas Integradas Norte ficou marcado. O evento, que aconteceu nos dias 21 e 22 de agosto, quinta e sexta-feira, nos parques Nossa Senhora da Piedade (rua Rubens de Souza Pimentel, 750, Aarão Reis) e Primeiro de Maio (rua Joana D’Arc, 190, Primeiro de Maio), reuniu mais de quatro mil alunos em dois dias de muita diversão e aprendizado.
A professora de artes e artesanato da Escola Francisco Magalhães Gomes, Vera Lúcia dos Reis, conta que, para trabalhar a temática de Camarões, deu preferência ao uso de materiais recicláveis com o intuito de provocar uma reflexão dos alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente. “Nós usamos materiais recicláveis pensando na questão ambiental. Fizemos bonecas africanas, bijuterias e bandeiras; usamos garrafas pets, garrafas de vidro, jornal, revista; usamos também sementes e casca de coco. Os alunos amaram trabalhar com a reciclagem e ficaram admirados com o resultado”, disse.
A qualidade dos trabalhos apresentados pelos alunos durante a mostra impressiona. A professora de artes da E. M. Francisco Magalhães Gomes, Mara Aparecida Correia Santos, conta como conseguiu desenvolver as técnicas de pintura em tela com os alunos. “Nós começamos com o trabalho de sombra e rabisco, pintando em preto e branco, depois passamos a trabalhar com outras cores e a misturar as cores. Alguns dos quadros que trouxemos para a mostra são trabalhos coletivos, em que trabalharam cerca de quatro crianças em um só quadro, outros foram releituras de artistas famosos e outros receberam o tema Crianças da Integrada, que retrata as brincadeiras das crianças da escola integrada”, conta a professora. A escola teve como tema a Inglaterra.
Alunos de 6 a 14 anos, das 20 Escolas Municipais da região, participaram dos dois dias de atividades. Música, dança, teatro, acrobacia, artes marciais, barracas com exposição de trabalhos de arte, brincadeiras, pintura facial e rua de lazer foram algumas das atividades do encontro deste ano. O Secretário Regional Norte, Elson Alípio Júnior, o Secretário Adjunto Gilberto Antônio Ferreira, o Gerente Regional de Educação Norte, Jerri Adriani da Silva, e a Coordenadora Municipal da Escola Integrada, Shirley de Fátima Pontelo, acompanharam o evento.
Na Norte a Escola Integrada comemora a melhoria educacional proporcionada aos alunos com a implantação das oficinas de artes, artesanato, dança, esportes e outras atividades. De acordo com o mestre de Taekwondo faixa preta e quarto Dan registrado na Federação de Taekwondo de Minas Gerais, Marco Túlio Queiroz, o aluno Pedro Vinícius de Souza da integrada da E. M. José Maria dos Mares Guia é um exemplo de como as atividades da escola integrada podem contribuir positivamente no desenvolvimento da criança.
O monitor voluntário, que promove oficinas para as crianças da escola integrada há dois anos, contou que Pedro é uma criança hiperativa e, com a filosofia do esporte, passou a ter mais concentração, disciplina e atenção na escola. “O esporte trouxe ao Pedro uma valorização que ele não tinha, devido a várias dificuldades, à ausência da família e ao esforço do pai para criar o filho sozinho. Nós podemos ver que tudo isso está sendo superado”, ressaltou.
Já Pedro, quando questionado pelo monitor sobre o que ele tem aprendido com o Taekwondo, respondeu prontamente que aprendeu a ter “respeito à vida, às pessoas e disciplina”. “O Taekwondo ensina a paz e não a violência”, concluiu o menino.
Escola Integrada
O programa Escola Integrada faz parte da política municipal de BH que estende o tempo e as oportunidades de aprendizagem para as crianças e os adolescentes do Ensino Fundamental das escolas municipais, oferecendo atividades diversificadas nas áreas de esporte, cultura e lazer, além de intervenções pedagógicas e um reforço na alimentação. Na Regional Norte, mais de quatro mil alunos são atendidos por essa política.
FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)
Nenhum comentário:
Postar um comentário