quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Festival Regionalizado de Escolas Integradas dá visibilidade a trabalhos de alunos da região Norte


Uma verdadeira mostra de talentos: foi assim que o V Festival Regionalizado de Escolas Integradas Norte ficou marcado. O evento, que aconteceu nos dias 21 e 22 de agosto, quinta e sexta-feira, nos parques Nossa Senhora da Piedade (rua Rubens de Souza Pimentel, 750, Aarão Reis) e Primeiro de Maio (rua Joana D’Arc, 190, Primeiro de Maio), reuniu mais de quatro mil alunos em dois dias de muita diversão e aprendizado. 

O festival, que está em sua quinta edição, é promovido pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com as Secretarias de Abastecimento e Regional Norte, a Fundação de Parques Municipais, a Guarda Municipal, a Policia Militar e o Sesc. O evento organizado pela Gerência Regional de Educação Norte (GERED), teve o intuito de divulgar os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano nas oficinas das Escolas Integradas das unidades educacionais da região Norte, buscando dar maior visibilidade ao talento dos alunos. 

O tema escolhido para este ano foi a Globalização Cultural. Cada escola ficou responsável por retratar a cultura de um país. No primeiro dia de atividades, as escolas puderam expor os trabalhos desenvolvidos pelos alunos nas oficinas em barracas temáticas. Já no segundo dia, cada unidade preparou uma apresentação artística ou cultural com o apoio dos oficineiros, professores comunitários e monitores. O que não faltou foi entusiasmo dos alunos. 

A professora de artes e artesanato da Escola Francisco Magalhães Gomes, Vera Lúcia dos Reis, conta que, para trabalhar a temática de Camarões, deu preferência ao uso de materiais recicláveis com o intuito de provocar uma reflexão dos alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente. “Nós usamos materiais recicláveis pensando na questão ambiental. Fizemos bonecas africanas, bijuterias e bandeiras; usamos garrafas pets, garrafas de vidro, jornal, revista; usamos também sementes e casca de coco. Os alunos amaram trabalhar com a reciclagem e ficaram admirados com o resultado”, disse. 

A coordenadora da Escola Municipal Josefina Souza Lima, Márcia Vielo, explica que a temática dos Estados Unidos foi bem aceita pelos alunos. “Trabalhamos com cerca de 200 alunos desde março deste ano. As crianças gostaram muito do tema, e os monitores, também. Os Estados Unidos é um país culturalmente muito próximo do nosso”, afirmou. Para o monitor de teatro e dança da escola integrada da E. M. Josefina Souza Lima, Davison Marques da Silva, conhecido como Nego Dê, trabalhar com o tema Estados Unidos foi uma oportunidade de ensinar aos alunos um pouco mais sobre a cultura hip hop. “Quando pensamos nos Estados Unidos, pensamos na força que o hip hop tem. Então, para a nossa apresentação cultural, resolvemos contar a historia dos quatro elementos do hip hop usando música e dança”, disse. A apresentação da escola contou com a participação de aproximadamente 60 alunos. 

A qualidade dos trabalhos apresentados pelos alunos durante a mostra impressiona. A professora de artes da E. M. Francisco Magalhães Gomes, Mara Aparecida Correia Santos, conta como conseguiu desenvolver as técnicas de pintura em tela com os alunos. “Nós começamos com o trabalho de sombra e rabisco, pintando em preto e branco, depois passamos a trabalhar com outras cores e a misturar as cores. Alguns dos quadros que trouxemos para a mostra são trabalhos coletivos, em que trabalharam cerca de quatro crianças em um só quadro, outros foram releituras de artistas famosos e outros receberam o tema Crianças da Integrada, que retrata as brincadeiras das crianças da escola integrada”, conta a professora. A escola teve como tema a Inglaterra. 

Alunos de 6 a 14 anos, das 20 Escolas Municipais da região, participaram dos dois dias de atividades. Música, dança, teatro, acrobacia, artes marciais, barracas com exposição de trabalhos de arte, brincadeiras, pintura facial e rua de lazer foram algumas das atividades do encontro deste ano. O Secretário Regional Norte, Elson Alípio Júnior, o Secretário Adjunto Gilberto Antônio Ferreira, o Gerente Regional de Educação Norte, Jerri Adriani da Silva, e a Coordenadora Municipal da Escola Integrada, Shirley de Fátima Pontelo, acompanharam o evento. 

Na Norte a Escola Integrada comemora a melhoria educacional proporcionada aos alunos com a implantação das oficinas de artes, artesanato, dança, esportes e outras atividades. De acordo com o mestre de Taekwondo faixa preta e quarto Dan registrado na Federação de Taekwondo de Minas Gerais, Marco Túlio Queiroz, o aluno Pedro Vinícius de Souza da integrada da E. M. José Maria dos Mares Guia é um exemplo de como as atividades da escola integrada podem contribuir positivamente no desenvolvimento da criança.

O monitor voluntário, que promove oficinas para as crianças da escola integrada há dois anos, contou que Pedro é uma criança hiperativa e, com a filosofia do esporte, passou a ter mais concentração, disciplina e atenção na escola. “O esporte trouxe ao Pedro uma valorização que ele não tinha, devido a várias dificuldades, à ausência da família e ao esforço do pai para criar o filho sozinho. Nós podemos ver que tudo isso está sendo superado”, ressaltou. 

Já Pedro, quando questionado pelo monitor sobre o que ele tem aprendido com o Taekwondo, respondeu prontamente que aprendeu a ter “respeito à vida, às pessoas e disciplina”. “O Taekwondo ensina a paz e não a violência”, concluiu o menino. 


Escola Integrada 

O programa Escola Integrada faz parte da política municipal de BH que estende o tempo e as oportunidades de aprendizagem para as crianças e os adolescentes do Ensino Fundamental das escolas municipais, oferecendo atividades diversificadas nas áreas de esporte, cultura e lazer, além de intervenções pedagógicas e um reforço na alimentação. Na Regional Norte, mais de quatro mil alunos são atendidos por essa política. 

 
FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: