sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Região Norte recebe programação especial da Virada Cultural


A segunda edição da Virada Cultural de Belo Horizonte está chegando. A partir de amanhã, dia 30, mais de 460 atividades gratuitas irão atrair moradores e visitantes, que poderão curtir as atrações em nove palcos e 53 espaços culturais que compõem o circuito. Serão vinte e quatro horas, ininterruptas, de programação artística e cultural nas diversas áreas: música, teatro, dança, circo, audiovisual, literatura, artes plásticas, moda, gastronomia. A proposta da Virada Cultural de Belo Horizonte é, fazer um circuito que irá reunir o melhor dos artistas regionais a partir das 19h do dia 30 até às 19h do dia 31 de agosto de 2014. 

Ações descentralizadas irão ocorrer em várias regiões da cidade, nos 15 centros culturais e demais equipamentos da Fundação Municipal de Cultura. A região Norte não ficou de fora, confira a programação que irá acontecer nos Centros Culturais São Bernardo, Jardim Guanabara e Zilah Spósito. 


CENTRO CULTURAL SÃO BERNARDO 

Exibição do filme: Os Doces Bárbaros (1976). 

Em 1976, Maria Bethânia, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Gal Costa comemoravam seus 10 anos de carreira. Para celebrar a primeira década na estrada, eles se unem como o nome de Os Doces Bárbaros para fazer uma série de shows pelo Brasil.

O longa, dirigido por Jom Tob Azulay, traz imagens dos shows e bastidores da turnê e revela a personalidade de cada um dos cantores. Entrevistas e depoimentos também completam o material. Apresentações lotadas, repertórios especiais, tumultos e incidentes com a polícia marcaram a turnê, que marcou para sempre a trajetória dos quatro baianos e da música brasileira. 

Dia: 30/08 
Horário: 10h 
Local: Rua Edna Quintel, 320 - São Bernardo 
Entrada Gratuita 


CENTRO CULTURAL JARDIM GUANABARA 

Palestra: Trajetória do gênero masculino na dança - Uma abordagem ideológica, histórica e cultural 

O objetivo do trabalho apresentado por William Lima é traçar uma breve trajetória do gênero masculino na dança no viés histórico, ideológico e cultural, buscando compreender alguns momentos de transição sobre os papéis sexuais, em disputas e reciprocidades apresentadas. 








Dia:
30/08 
Horário: 11h 
Local: Rua João Álvares Cabral, 277, Floramar 
Entrada Gratuita 



CENTRO CULTURAL ZILAH SPÓSITO 

15h – Exposição: Namoradeiras do Zilah 

15h - Exposição: Memória do Zilah Spósito 

16h30 – Show: “Retrato da Canção Brasileira” com Valquíria Gomes e Anderson Reis 

18h - Show: Banda Elfos 

A exposição ‘Namoradeiras do Zilah’ traz obras de escultura em gesso da artista e artesã Wanderleia Rodrigues, moradora da comunidade do Conjunto Zilah Spósito. Já a exposição ‘Memória do Zilah Spósito’ apresenta uma mostra fotográfica com o registro de atividades e eventos produzidos no Centro Cultural Zilah Spósito, a partir de sua inauguração em 2002. O objetivo das exposições é valorizar a produção artística local. 

O Centro Cultural também irá receber duas apresentações musicais. ‘Retrato da Canção Brasileira’ com os cantores Valquíria Gomes e Anderson Reis (Projeto beneficiado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura). O show traz concertos didáticos de canto e violão, apresentando canções de compositores brasileiros que contribuíram para o desenvolvimento da música erudita e popular brasileira. Para finalizar a programação do CCZS, a Banda Elfos apresenta o show ‘Início de uma nova Era’ (CenaMúsica) mesclando ritmos diversos com estilos e gêneros, passando pela música clássica a ritmos africanos, do jazz à musica popular brasileira e regional, sempre com pitadas de Rock n’roll. 

Dia: 30/08 
Horário: Programação de 15h às 18h 
Local: Rua Carnaúba, 286, Conjunto Zilah Spósito - Jaqueline 
Entrada Gratuita 


Confira a programação completa aqui.


FONTE : FMC / Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: