quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Semana Nacional da Educação Infantil é comemorada nas instituições de ensino da região Norte


Para dar início às comemorações da Semana Nacional da Educação Infantil, as Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs) e creches conveniadas da Regional Norte realizaram, nessa segunda-feira, dia 25, Dia Nacional da Educação Infantil, diversas atividades, como palestras, passeatas e exposições de trabalhos das crianças atendidas. 

O objetivo do evento é promover a conscientização sobre a importância da Educação Infantil nas comunidades e dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos com as crianças de até 5 anos da rede municipal de ensino. A comemoração aconteceu simultaneamente em todas as UMEIS e creches conveniadas de Belo Horizonte, durante o dia 25. Nesse dia é comemorado o Dia Nacional da Educação Infantil em homenagem ao nascimento da fundadora da Pastoral da Criança, a médica Zilda Arns. Ela morreu em um terremoto no Haiti, em 2010. 

As UMEIs São Bernardo, Jardim Guanabara, Curumins, Guarani e a Creche Virgílio Pedro de Almeida fizeram, nessa segunda-feira, algumas atividades com as crianças. A programação da UMEI São Bernardo teve a participação da contadora de história Alessandra Nogueira e uma passeata pelo quarteirão da unidade. Já a UMEI Jardim Guanabara realizou uma passeata pelas ruas do bairro com o apoio da Guarda Municipal e dos pais das crianças. As crianças também participaram do ato. A creche conveniada Virgílio Pedro de Almeida também fez uma passeata com as crianças no bairro Novo Aarão Reis. 

Para celebrar a data, as UMEIS Curumins e Guarani fizeram uma exposição dos trabalhos das crianças nas unidades. A exposição da UMEI Curumins, que atende aproximadamente 298 crianças do bairro Jardim Felicidade, foi um dos destaques do dia. Os professores trabalharam o tema “Países da Copa do Mundo” de forma lúdica. Cada turminha ficou responsável por retratar países participantes do evento esportivo. Já a UMEI Guarani exibiu os cartazes feitos pelas crianças com o tema Criança Cidadã e o Direito da Criança. 

Maricelha Palhares, vice-diretora da UMEI Curumins, conta que os trabalhos exibidos na mostra da unidade foram desenvolvidos ao longo do primeiro semestre e, no final das atividades, foi realizada uma feira cultural para a comunidade. Para ela, é importante mostrar o talento das crianças e a capacidade que cada uma delas tem, mesmo com a pouca idade. “Nós pretendemos levar os trabalhos das crianças para outros espaços, como os CRAS, as escolas da região e, até mesmo, para a Regional Norte, com o intuito de mostrar que a educação infantil é importante e que nós estamos aí, querendo ocupar o nosso espaço”, ressaltou. 

Os trabalhos feitos pelos alunos da educação infantil da região Norte estão expostos no prédio da Secretaria de Administração Regional Municipal Norte, durante a Semana Nacional da Educação Infantil, entre os dias 25 e 29 de agosto. A entrada é gratuita. 

A Regional Norte conta com 14 Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs) em funcionamento e duas que serão inauguradas ainda este ano, 20 creches conveniadas e duas escolas com turmas de educação Infantil. Ao todo, são atendidas mais de 6 mil crianças na região.

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: