quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Fórum reúne cerca de cem idosos para discutir o envelhecimento saudável


Para debater o envelhecimento saudável a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Gerência Regional de Assistência Social Norte, realizou, nesta quarta-feira (24), o Fórum da Terceira Idade no auditório da Regional (rua Pastor Muryllo Cassete, nº 85, bairro São Bernardo).
O evento contou com a participação de cerca de cem idosos e com a presença do Gerente de Programas Sociais, Jarbas Pinto de Assunção, do Gerente de Assistência Social, Kleiton Ferreira e de demais gestores da Regional Norte. 

A animação do encontro ficou por conta da aposentada Benvinda Coutinho dos Santos, da sua filha Terezinha Coutinho dos Santos e sua neta Monique Daniela Coutinho, do Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Alegria de Todos. As três fizeram uma apresentação musical. Dona Benvinda toca violão e canta, sua filha e neta acompanham na voz. Os participantes cantaram e se emocionaram com a apresentação. 

Para a palestra deste mês, foi escolhido o tema “Estou envelhecendo. E agora?”, ministrado pela psicóloga Patrícia Carvalho, que falou sobre como envelhecer bem e quais são as doenças e os males que mais acometem os idosos de hoje, como depressão, hipertensão, colesterol alto e diabetes, além das perdas cognitivas e sociais. “Na velhice, as pessoas passam por diversas perdas: as perdas biológicas, que são as mais vistas na questão da saúde, como cognição, funcionalidade e as próprias doenças que acometem os idosos. Mas existem outras perdas que afetam muito mais esses idosos, que são as perdas psicológicas e sociais”, afirmou a profissional. 

Patrícia que é psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas Norte) e mestranda em Psicologia do Desenvolvimento, ressaltou que a incidência de depressão no idoso é muito comum na atualidade. “O idoso começa a perder lugar na família e a não ter mais um lugar de existência, ele passa a ser um idoso - velho no sentido mais pejorativo. Então, acontece um processo de isolamento social. Ele não se engaja mais em atividades externas, ele para de frequentar a igreja, de sair na comunidade e até de fazer visitas à casa de familiares. E isso tudo pode levar a um processo de depressão”, explica. 

Para ela espaços como fóruns e grupos de convivência desenvolvem um papel preventivo. “O poder público e nós, como executores das políticas públicas, precisamos pensar em alternativas de serviços que tragam esse idoso para a comunidade para que o faça ser protagonista social”, pontou. 

Patrícia também deu dicas sobre o que o idoso pode fazer para manter a memória ativa. “O idoso precisa fazer listas, fazer palavras cruzadas, montar quebra-cabeça, fazer caça-palavras, jogar dominó, qualquer coisa que o faça lembrar esse processo de aprendizagem. Mais do que isso, ele precisa ter um engajamento de envolvimento emocional. Quanto mais ele se sentir pertencente das suas atividades, mais senso de autonomia e de independência ele vai ter e isso vai ajudá-lo a se sentir mais protegido”, concluiu. 

Durante a palestra, a psicóloga fez três dinâmicas para interagir com os convidados. As dinâmicas eram atividades que estimulam a memória e podem ser praticadas em casa. 

Fórum da Terceira Idade 

O Fórum da Terceira Idade discute os direitos e deveres dos idosos na sociedade. O objetivo do encontro é proporcionar interatividade e promover uma melhoria contínua no convívio social do idoso. Toda última quarta-feira do mês, entre os meses de fevereiro e dezembro, são realizadas palestras com temas variados, visando disseminar informações de utilidade pública.


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Um comentário:

Anônimo disse...

OLÁS!
Postei no grupo CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO no facebook.