quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Servidores da educação Norte são capacitados para o combate à dengue



Com o intuito de capacitar os profissionais da educação da Região Norte para o combate à dengue, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Gerência de Zoonoses da Regional Norte (GERCZO), realizou, no dia 1º de setembro, a capacitação para os brigadistas das Escolas Municipais, Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs), creches conveniadas e instituições socioeducativas. 

A palestra foi ministrada pelo Gerente de Zoonoses da Regional Norte, Eduardo Del Guerra. Na ocasião foram exibidos vídeos instrutivos sobre a forma de contágio, tratamento, prevenção, identificação de possíveis locais de procriação do mosquito, entre outras orientações. Aproximadamente 50 pessoas participaram da capacitação. 

A Regional Norte desenvolveu uma série de ações para garantir a efetividade do combate à dengue, como a formação de brigadas contra a dengue. Os brigadistas, servidores da Prefeitura, vão atuar nas Escolas Municipais, nas Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e na Secretaria Regional Norte, monitorando semanalmente os equipamentos públicos da região e identificando possíveis situações que favoreçam a proliferação do mosquito da dengue. 

Cada equipamento terá três brigadistas responsáveis por fiscalizar a área interna e externa do local, identificando se existem possíveis situações favoráveis ao Aedes Aegypti. “Antes de cobrar ações da sociedade, devemos dar o exemplo, cuidando para que os equipamentos públicos não coloquem a comunidade em situação de risco”, ressalta o Gerente da Zoonoses, Eduardo Del Guerra. 

De acordo com Del Guerra, a criação da Brigada Contra a Dengue partiu de uma ideia da Gerência de Zoonoses juntamente com a Gerência Distrital de Saúde Norte. “Foram notificados 10.511 casos de dengue. Somente aqui, na Norte, já tem 259 casos confirmados”, afirma Eduardo. 

Durante a vistoria, o brigadista deve preencher um checklist sobre a dengue e enviar para o gestor da unidade para que sejam tomadas as providências, caso seja necessário. 



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: