quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Escola Municipal da região Norte promove seminário com o tema: “Respeitar é um bem. Eu gosto! Você também?”



A Escola Municipal Desembargador Loreto Ribeiro de Abreu (rua Marcos Donato de Lima, bairro Ribeiro de Abreu), realizou no inicio do mês de outubro, o 14º Seminário da Infância. O tema abordado foi “Respeitar é um bem. Eu gosto! Você também?”, com o objetivo de incentivar e promover ações e reflexões dentro da escola que valorizem a diversidade e o respeito às diferenças abrangendo todos os envolvidos no processo educacional.

O seminário teve como destaque uma palestra ministrada pela mestra em Educação pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), Rosa Margarida. O tema da palestra foi “A Dimensão Étnico-Racial no Cotidiano Escolar”, na qual foram discutidos a valorização da diversidade e o respeito às diferenças. Durante o seminário, houve também diversas oficinas com formadores de opinião sobre o tema e com o Relato de Experiência: Educar para a Igualdade Racional.
Foram produzidos banners e painéis com fotos tiradas individualmente e em pequenos grupos, dos alunos, dos funcionários e dos professores, com o intuito de valorizar a beleza que se forma a partir de um conjunto: o cabelo, a cor da pele, o sorriso, o jeito de olhar para a câmera.

Para a produção dos banners e dos painéis, Heloísa Dutra, auxiliar de apoio à inclusão da escola, desenvolveu uma oficina de fotografia, buscando capturar o que há de mais bonito em cada um, respeitando a timidez de alguns e a facilidade de outros em se apresentar para o momento. Para cada banner, uma frase foi criada para enfeitar mais as fotos. As frases são de autoria da equipe pedagógica para ajudar nas reflexões diárias. Semanalmente, essas frases são apresentadas, e os temas propostos nas frases são pensados e repensados por meio de ações concretas efetivadas na escola e trazidas pelos alunos.

Segundo Juliana Tófani, diretora da escola municipal, a exposição não poderia ter alcançado um resultado melhor. “Foi enorme a felicidade dos alunos ao receberem os banners por turma, para decorá-los. A alegria foi imensa quando o painel gigante ficou pronto. Todos os alunos estão em destaque e, um ao lado do outro, completam a beleza do trabalho. O painel chamou a atenção dos alunos na entrada, no horário do intervalo e quando passavam pelo pátio. Algumas famílias até estiveram na escola para ver o painel”, ressalta.  

Desde 2011, são desenvolvidos projetos institucionais na Escola Municipal Desembargador Loreto Ribeiro de Abreu, com o objetivo de levar os alunos, os profissionais da educação que atuam na escola, as famílias e a comunidade à prática da reflexão e da construção de valores, que vão colaborar para a convivência dos envolvidos no ambiente escolar. 

Nos seminários anteriores, foram trabalhados os temas “Gentileza” em 2011, “O Mundo Que Eu Quero Pra Mim” em 2012, dando continuidade ao tema anterior, “Fazer o Bem Faz Bem”, em 2013, buscando aprofundamento no mesmo processo.

Conforme destaca a diretora, o projeto propõe uma discussão envolvente sobre a identidade entre culturas diferentes, construindo uma reflexão sobre o homem e suas diferenças, tanto na sua individualidade (características físicas, crenças religiosas, estrutura familiar e costumes) quanto na sua posição no âmbito social e coletivo. Além disso, o projeto proporciona pesquisas sobre a cultura afro-brasileira e indígena, em suas mais variadas manifestações, entrelaçando as diversas áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, História, Geografia, Artes, Filosofia/Religião, Matemática e Ciências.


Exposição

Os banners produzidos também foram expostos nos corredores da Secretaria Municipal da Regional Norte (rua Pastor Muryllo Cassete, 25, São Bernardo).

O Gerente Regional de Educação Norte, Jerry Adriani da Silva, falou sobre o objetivo da exposição dos banners nos corredores da Regional Norte. “Quando eu fui à escola, ocorreu-me a ideia de trazer a exposição para a Regional Norte, primeiramente pela importância do tema Respeitar é um bem. Eu gosto! Você também?” e, segundo, pensei que seria uma oportunidade de homenagear as crianças, devido ao dia 12 de outubro, e os professores pelo dia 15 de outubro, já que o projeto envolve os alunos e os professores”, ressalta Jerry Adriani da Silva.

Logo após a exposição na Regional Norte, será organizada pela equipe da Escola Municipal Desembargador Loreto Ribeiro de Abreu fará uma exposição das fotos direcionada a comunidade e às famílias dos alunos.

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: