terça-feira, 4 de novembro de 2014

Mulheres são orientadas sobre o Câncer de Mama em CRAS da região Norte


Foi realizado no último dia 20, no Espaço BH Cidadania CRAS/ Zilah Spósito (Rua Coquilho, 75, bairro Zilah Spósito), a Oficina de Convivência e roda de conversa do Centro de Referência da Assistência Social em parceria com profissionais de enfermagem do Centro de Saúde Jaqueline I - Anexo Zilah Spósito, o objetivo de despertar e orientar as mulheres quanto aos exames preventivos do câncer de mama e a importância dos cuidados com a saúde da mulher.

Durante o evento, as enfermeiras do Centro de Saúde, Melina Soares e Maíra Cardoso, orientaram as participantes sobre hábitos saudáveis que contribuem não só para a prevenção do câncer de mama, mas do câncer do colo do útero e outras formas da doença. De acordo com as profissionais, o encontro foi produtivo, as participantes puderam fazer perguntas e esclarecer suas dúvidas quanto aos exames de prevenção ao câncer.

O coordenador do Espaço BH Cidadania CRAS/ Zilah Spósito, Almir Damaceno, também avalia o encontro. “A oficina foi voltada para as mulheres adultas com o objetivo de fortalecer a convivência familiar e comunitária. Nessas ações são trabalhados vários temas de interesse das participantes, tais como autoestima, saúde, relacionamento familiar, criação de filhos, violência domestica, entre outros”, ressaltou.

Durante a roda de conversa as presentes receberam um kit personalizado (nécessaire) contendo uma tolha de rosto, uma paleta de sombras, blush, lápis de olho, batom e um kit básico de pincéis para maquiagem. As usuárias do CRAS também participaram de uma oficina de maquiagem.

Maquiadora Melinda Soares demonstra para as alunas
o passo à passo de como fazer  uma maquiagem. 
A técnica de referência do CRAS Zilah Spósito, Cíntia Rodrigues, fala sobre a importância do evento para a comunidade. “O trabalho coletivo proporciona a essas mulheres a convivência comunitária e a troca de experiências por meio de reflexões sobre temas importantes, de uma forma lúdica e prazerosa visando, sobretudo a melhoria da qualidade de vida”, pontuou Cíntia.

Os encontros acontecem quinzenalmente no espaço BH Cidadania CRAS/ Zilah Spósito e são abertos aos moradores adultos dos bairros de abrangência do CRAS (Jaqueline, Frei Leopoldo e Zilah Spósito).




FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: