quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Regional Norte inicia treinamentos para os agentes que atuarão nos Postos de Comando de Defesa Civil da região

Parte da equipe do Posto de Comando de Defesa Civil - Biquinhas
Com a aproximação do período chuvoso, a Regional Norte inicia as reuniões com os agentes (voluntários e servidores da PBH) que irão compor as equipes dos Postos de Comando de Defesa Civil para atender aos bairros da região Norte em caso de inundações. Os Postos de Comando fazem parte do Plano de Contingência para enfrentamento de desastres coordenado na Regional Norte pelo Secretário Adjunto, Gilberto Antônio Ferreira. 

Os agentes estão sendo treinados para atender as famílias que moram em comunidades passíveis de inundação. As lideranças comunitárias que se dispuseram a participar voluntariamente, também estão sendo preparadas para prestar socorro imediato às pessoas com dificuldade de locomoção, mobilidade reduzida e ajudar a equipe dos Postos de Comando a mapear as famílias que estão em áreas de maior vulnerabilidade. 

Serão seis encontros até a próxima semana. O primeiro aconteceu hoje, quarta-feira, dia 12, no salão da Igreja Santa Isabel, Vila Biquinhas. O Posto de Comando Biquinhas é coordenado pela Gerente de Promoção de Eventos e Esportes da Regional Norte, Flavia Cristina Lima (GERPER) e conta com 14 agentes e duas referências no Núcleo de Alerta de Chuvas NAC. 

De acordo com o Gerente Regional de Politicas Sociais (GERPS), Ademilton Araújo, o objetivo desses encontros é conhecer o espaço onde as equipes dos Postos de Comando atuarão, alinhar com as lideranças locais as ações de socorro e principalmente fazer o levantamento das pessoas com dificuldade de locomoção, cadeirantes, idosos entre outros, para que possam ter todo o suporte necessário em caso de desastre. 

A Regional Norte conta com seis Postos de Comando fixos localizados nas comunidades com histórico de inundações, uma equipe móvel e uma Central de Comando e Logística preparada para dar o suporte necessário às equipes. “Vale lembrar que Defesa Civil somos todos nós, população e poder público”, pontuou o Gerente Social.


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: