terça-feira, 11 de novembro de 2014

Região Norte recebe mais duas UMEI’s e sedia abertura municipal de campanha de vacinação infantil


A Prefeitura de Belo Horizonte inaugurou no sábado, dia 08, mais duas Unidades Municipais de Educação Infantil, as UMEI’s Guarani (rua Pacaembu, 10, bairro Guarani) e Planalto, (rua Luiz de Mello Mattos, 215, Planalto), ambas na região Norte da capital. Neste mesmo dia, Prefeito Marcio Lacerda, realizou a Abertura municipal da 35ª Campanha de Vacinação Infantil contra Poliomielite e Sarampo na UMEI Guarani, onde crianças de 0 à 5 anos puderam ser vacinadas. 

A unidade do bairro Guarani, iniciou suas atividades no mês de maio e está vinculada pedagógica e administrativamente à E.M Sebastiana Novais (Rua Anita Malfati, 60, bairro Tupi). A unidade tem capacidade para 440 crianças, em turmas de atendimento integral e parcial (manhã e tarde) . Até o momento, a UMEI tem 327 alunos, sendo 43 em horário integral e 284 em horário parcial. Já a UMEI Planalto começou a funcionar no mês de outubro e está vinculada pedagógica e administrativamente à E.M Tristão da Cunha (Rua Doutor José Ferolla. 80, bairro Planalto). Sua capacidade total de atendimento é de 440 crianças, em horário integral e parcial (manhã e tarde). Até o momento, 119 crianças estão matriculadas na unidade, sendo 38 em horário integral e 81 em horário parcial.

O Secretário Regional Municipal Norte, Elson Alípio Júnior, que também esteve presente nas solenidades, falou sobre a importância das UMEI’s na região Norte. “O projeto de expansão da educação infantil é um dos principais pontos do plano de governo assumido pelo prefeito Marcio Lacerda e isso reflete diretamente na região Norte, que possui um índice de vulnerabilidade social muito grande. Os pais que trabalhar e às vezes não podem colocar seu filho em uma creche particular, conseguem por meio das UMEI’s proporcionar gratuitamente educação qualificada com padrão de primeiro mundo para seus filhos”, disse.

A dona de casa, Erika Beatriz Vieira, mãe da pequena Isabelle Cristina Vieira, aluna da UMEI Guarani, também fala sobre a importância da UMEI para ela e sua filha. “Não tenho palavras para descrever. Sou muito grata. Agradeço ao prefeito a toda a diretoria da UMEI pelo o trabalho que eles tem feito com tanto carinho para as nossas crianças”, afirmou.

A mãe que está sempre atenta à saúde da filha, também falou sobre a campanha de vacinação. “É muito importante cuidarmos da saúde dos nossos filhos, a prevenção vem em primeiro lugar”. Erica ainda deixa um recado para os pais que ainda não levaram seus filhos para serem imunizados. “Peço que as mãe não deixem de levar seus filhos para vacinar, isso é muito importante e é só procurar um centro de saúde”, concluiu. 

Entre os dias 8 e 28 de novembro, 128 mil crianças de 6 meses a 4 anos de idade deverão receber a vacina contra o poliovírus. Paralelamente à Campanha contra Poliomielite, também será feita a Campanha de Seguimento contra o Sarampo para crianças de 1 a 4 anos. A meta é que 112 mil crianças sejam imunizadas. A campanha acontecerá em todos os 147 centros de saúde da cidade, além de outros 30 postos volantes que funcionarão também no dia 22 (sábado), durante o 2º dia de mobilização nacional. 

Conheça as UMEI’s Guarani e Planalto 

Assim como as demais Unidades Municipais de Educação Infantil, as UMEIs Guarani e Planalto são equipadas com banheiros adaptados, berçário, despensa, fraldário, lactário, parquinho, refeitório, salas de atividades, sala de professores, sala multiuso, espaço para secretaria, coordenação /direção, auditório, pátio, solário, horta, gramado e jardins. 

Cada UMEI tem área construída de 1.100 metros quadrados e dois pavimentos. No primeiro pavimento, cozinha, refeitório, despensa, despensa fria, instalações sanitárias, pátio coberto, instalações sanitárias adaptadas por nível de idade e turma, 2 salas de aula para 1 e 2 anos, sala multiuso, biblioteca, fraldário, berçário, sala de atividades, sala de coordenação, sala de secretaria, depósito e elevador. Já no segundo pavimento, 8 salas de aula para crianças de 3 a 5 anos, sala de reuniões e instalações sanitárias adaptadas. 

As UMEIs foram construídas em Parceria Público-Privada (PPP), e o valor total de cada instituição foi de R$ 3.700.000,00. Cada UMEI recebeu R$ 1.310.619,95 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). 

A Região Norte conta hoje com 16 UMEI’s em funcionamento, 4 unidades em construção (UMEI Monte Azul, Solimões, Xodó Marize e Lajedo), 2 escolas com turmas de Educação Infantil e 20 creches conveniadas à Prefeitura.


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: