quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Plano para redução de consumo de água é apresentado para gestores de saúde da Regional Norte


A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio Distrito Sanitário Norte e Defesa Civil, apresentou na última sexta-feira, dia 20, o Plano de Contingência Hídrica da PBH. O evento aconteceu no Centro de Saúde São Bernardo (Rua Vasco da Gama, 334, São Bernardo), e reuniu gestores de diferentes gerências e equipamentos de saúde para assistirem a palestra ministrada pelo Sub. Inspetor da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, Ricardo Jerônimo de Oliveira. 

O Jerônimo iniciou a apresentação mostrando o contexto da crise hídrica em BH e região metropolitana com o intuito de sensibilizar os gestores e chamar a atenção para a importância do assunto. Em seguida apresentou o plano estratégico para a redução de consumo de água na PBH. O objetivo geral do plano é reduzir o consumo de água na PBH em 30%. 

O Sub. Inspetor explicou que para tornar efetivas as ações propostas pelo plano é necessário mobilizar todos os servidores da PBH para participação efetiva tanto na elaboração de propostas de ações como na sua efetivação. Ele destacou a importância da utilização de estratégias de comunicação social, da adoção métodos e indicadores de monitoramento e criação de mecanismos de socialização de boas práticas. Jerônimo ainda mostrou diversos exemplos de formas de economia e captação de água que podem ser adotados pelos próprios do Distrito Sanitário Norte. 

Na ocasião o Sub. Inspetor ainda falou sobre o Grupo Executivo para Uso Sustentável da Água (GEUSA) que será formado pelos Secretários Adjuntos nas Regionais e equivalentes nas autarquias e empresas públicas. De acordo com ele, o GEUSA será responsável pela implementação das políticas municipais de redução do consumo de água. O grupo será coordenado pela COMDEC e responsável pela implementação e avaliação das medidas adotadas pelos próprios da PBH. 

Após a apresentação, foi aberto um debate onde os gestores puderam esclarecer duvidas e expor pontos de vista.

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: