segunda-feira, 9 de março de 2015

Diretores das Escolas Municipais, UMEI’s e representantes das creches conveniadas participam de formação pedagógica



A Gerência Regional de Educação da Regional Norte (GERED), por meio da Gerência Regional Pedagógica (GERPEG-N), promoveu no final do mês de fevereiro, a Segunda Reunião de Diretores do ano. A atividade aconteceu no auditório da Regional Norte (Rua Pastor Muryllo Cassete, 85, São Bernardo).

Participaram da reunião diretores e vice-diretores e representantes das 20 escolas municipais, 16 Unidades de Educação Infantil (UMEI) e as 19 Creches Conveniadas da Regional Norte. O objetivo do encontro foi discutir a gestão pedagógica nas escolas, os avanços observados em 2014, as metas estabelecidas para 2015 e os desafios para o desenvolvimento do trabalho e o alcance dos resultados.

Sob a orientação da gerente pedagógica Shirley Miranda, a equipe de monitoramento organizou a pauta, alternando entre momentos de alinhamento de novas diretrizes, momentos de apresentação de estratégias diante dos desafios enfrentados na escola e momentos de reflexão sobre a gestão pedagógica e a atitude gestora.

O gerente regional de educação, Jerry Adriani, esteve presente durante todo o desenvolvimento do trabalho, contribuindo de forma significativa nos questionamentos apresentados pelo grupo. Na ocasião, a gerente pedagógica, apresentou para os gestores a Política Educacional da Rede Municipal de Educação, as metas estabelecidas pela Gestão Municipal com vistas a implementação desta política, os avanços e desafios da Gestão Pedagógica nas escolas. 

Após a abertura feita pelos Gerentes, os diretores assistiram a uma apresentação musical e de contação de histórias da professora Fernanda Sena. No restante da manhã, as equipes de Educação Infantil, de Apoio à Inclusão e do Programa Escola Integrada apresentaram a proposta do monitoramento de suas frentes de trabalho, esclareceram dúvidas e discutiram os encaminhamentos para 2015. 

No período da tarde, a reunião teve inicio com a apresentação musical de estudantes da Rede Municipal de Educação que participam do projeto de musicalização na Associação Oásis de Assistência Social. As equipes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Acompanhamento das Instituições Socioeducativas deram continuidade aos trabalhos na mesma perspectiva das equipes anteriores. 

O fechamento da programação aconteceu com a palestra do consultor pedagógico, consultor de empresas, coordenador e professor em programas de pós-graduação de diversas Instituições de ensino superior do Brasil, e idealizador do projeto Tio Flávio Cultural, Flávio Tófani, o “Tio Flávio”. 

Tio Flávio propôs uma reflexão sobre o papel da escola na vida de cada um dos estudantes e os desafios que são postos para a gestão escolar no sentido de contribuir para a formação desses sujeitos. “A palestra nos levou a rever a postura que temos adotado perante os desafios da vida, do ponto de vista pessoal e profissional”, destacou a gerente pedagógica. 

De acordo com Tio Flavio, somos todos donos do nosso próprio tempo, cabendo-nos pensar sobre o que temos feito com ele. A palestra foi encerrada com a apresentação do Coral dos Recuperandos da APAC/ Santa Luzia, emocionando a todos os presentes.
 

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: