terça-feira, 14 de abril de 2015

Pontos focais dos equipamentos da Regional Norte participam de treinamento

 
A Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Secretaria Adjunta de Administração Regional Municipal Norte (SADARMU-N), reuniu na segunda-feira, dia 13, no auditório da Regional Norte (rua Pastor Muryllo Cassete, 85, São Bernardo), diversos gestores dos equipamentos de saúde, educação e assistência social para capacitação dos chamados pontos focais.

Os Pontos Focais ou Guardiões da Água são servidores responsáveis pela mobilização, formalização, monitoramento e implantação do plano de redução de consumo de água na PBH nos próprios. O plano busca estabelecer procedimentos visando a redução do consumo de água por parte da Prefeitura de Belo Horizonte, considerando a crise de disponibilidade de água nos reservatórios da COPASA na RMBH.

A reunião foi conduzida pelo Secretário Adjunto da Regional Norte e referência do Grupo Executivo para o Uso Sustentável da Água (GEUSA), Luiz Otávio Alves de Carvalho. Ele também coordena o grupo de trabalho local, composto por representantes das gerências regionais. Na ocasião o secretário adjunto explicou de forma didática como os pontos focais deverão divulgar as ações desenvolvidas nos próprios no site dedicado para este acompanhamento. Falou também sobre as metas de cada equipamento, sobre o formulário de pacto e a importância do registro das ações nos próprios. Após a apresentação os participantes puderam esclarecer duvidas e expor suas ideias. 
 
Sobre o Plano

O Plano de Redução de Consumo de Água da PBH tem como objetivos a redução de 30% no volume de água consumido pela administração e a mobilização dos diferentes públicos dos serviços municipais para a participação efetiva no desenvolvimento da proposta.

A iniciativa é coordenada pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), porém todos os órgãos da Prefeitura têm a responsabilidade de implementar ações para que as metas sejam alcançadas. Nessa parte, o plano conta com pontos focais ou “guardiões da água”, que executam papel fundamental: contribuir para a implementação de propostas de economia de água nos seus locais de trabalho, monitorar as ações, captar e discutir novas ideias, além de compartilhar os resultados obtidos e as medidas exitosas.
FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: