terça-feira, 14 de abril de 2015

Representantes do Banco Mundial conhecem projeto de sustentabilidade em escola da Regional Norte

Projeto de captação de água é apresentado a representantes do Banco Mundial em visita.


O prefeito em exercício e secretário municipal de meio ambiente, Délio Malheiros, coordenou na terça-feira, dia 14, uma visita à Escola Municipal Herbert José de Souza (av. Hum, nº 320, Novo Aarão Reis. As instalações foram apresentadas ao especialista do Programa de Assistência ao Gerenciamento do Setor de Energia do Banco Mundial, Pedzi Makumbe, e equipe. Eles foram recebidos pelo Secretário Regional Norte, Elson Alípio Junior, juntamente com o gerente de manutenção, Rosemar Cossenzo Gea, o gerente de manutenção de próprios, Gelson Hakiro Sadahira, o gerente de educação, Jerry Adriani da Silva, a diretora e vice-diretora da escola Iolane Vieira Albino e Luciana Moraes. 

O gerente de Manutenção apresentou o projeto de uma caixa coletora de água das chuvas com capacidade de 10m³ que será usada para lavagem de pátio, banheiros, salas de aula e demais dependências do prédio. Na ocasião o prefeito em exercício ainda sugeriu ampliação do projeto para 30m³. Com a construção da caixa, estima-se reduzir em 50% o valor da conta de água. 

A visita deu início aos estudos de viabilidade de parceira entre a Prefeitura e o Banco Mundial para financiamento de projeto de eficiência energética nos prédios utilizados pela administração municipal. “Será analisado o consumo de água e energia e, então, apontadas soluções para a redução, como a substituição das lâmpadas tradicionais por LED, que reduzem o consumo em 87%, por exemplo”, destacou Délio. 

Após o reconhecimento de Belo Horizonte, pela segunda vez consecutiva, como Capital Nacional da Hora do Planeta, título concedido pela organização não-governamental WWF, representantes do Banco Mundial visitaram a capital mineira para conhecer projetos sustentáveis idealizados pela Prefeitura.

Tecnologia 

O município é referência do setor de Meio Ambiente pelas políticas sustentáveis adotadas e por programas que estimulam a redução das emissões dos gases do efeito estufa. No começo de 2012, Belo Horizonte tornou-se a primeira cidade latino-americana a implantar o Trace, ferramenta do Banco Mundial que faz uma rápida avaliação da energia da cidade, envolvendo a redução sistemática do consumo de energia e água e promovendo a gestão eficiente dos resíduos sólidos. 

Na época, por meio dessa ferramenta, detectou-se que medir o consumo e instalar temporizadores, por exemplo, ajudariam a diminuir os gastos públicos com energia. Em relação ao consumo de água e esgoto, por meio do Trace, foi recomendada a instalação de um sistema de alerta de vazamentos para baixar significativamente o percentual de água desperdiçada com vazamentos e ligações clandestinas. A tecnologia auxilia no planejamento de políticas públicas a identificar e escolher entre as melhores alternativas energéticas.

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: