quarta-feira, 15 de abril de 2015

Regional Norte realiza Pré-Conferência de Educação



Aconteceu no último sábado, dia 11, a Pré-Conferência de Educação da Regional Norte. O evento foi realizado na Escola Municipal Hélio Peregrino (Rua Guilherme Soares, 255, Guarani), com o intuito de eleger os delegados representantes de cada segmento, que terão direito ao voto na VII Conferência Municipal de Educação, que ocorrerá em Belo Horizonte nos dias 24, 25 e 26 de abril. 

O evento teve inicio às 8h da manhã com o credenciamento dos participantes inscritos. A abertura da conferência ficou por conta do gerente regional de educação, Jerry Adriani da Silva. Ele deu boas vindas aos presentes e convidou ao palco o Coral Infanto-Juvenil “Alegrar-te”, formado pelos alunos da Escola Municipal Hélio Peregrino. O coral cantou três músicas nacionais, acompanhado pelo violão da professora referência do 3° ano e idealizadora do projeto de musicalização da escola, Carla Machado. Em seguida, o gerente chamou para compor a mesa, o secretário da Regional Norte, Elson Alípio Júnior e a diretora estadual do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), Mônica Maria de Souza. 

O secretário iniciou sua fala saudando os professores e parabenizando a equipe da Gerência Regional de Educação da Regional Norte (GERED-N), pelo trabalho que vem sendo desenvolvido. “Eu quero saudar vocês de uma maneira muito especial por esse dia, nesse momento em que nos reunimos pra discutir a política de educação da cidade. Tenho uma identificação muito grande com a forma como a GERED-N vem construído o seu trabalho. Nós avançamos muito, mas ainda temos desafios enormes pra vencer. É por esse motivo que reunimos hoje nesse espaço, que é legítimo e privilegiado de discussão”, disse. 

O secretário também destacou o papel dos professores no processo de construção das metas estabelecidas na educação do município e seu êxito. “Os professores constroem no dia a dia tudo aquilo é planejado e que identificamos como um caminho a seguir, pois materializam a política de educação. Eles são peças fundamentais para alcançarmos os nossos objetivos na educação. Vemos que Belo Horizonte tem avançado de uma maneira muito interessante e colhido frutos de um trabalho comprometido, sério, com monitoramento, especialmente na área da educação infantil e da escola entregada”, ressaltou.

A diretora estadual do Sind-UTE, Mônica Maria de Souza, falou da importância da participação de todos os movimentos sociais durante a Pré-Conferência, preparando uma ampla discussão para a Conferência Municipal. “Essa Conferência em Belo Horizonte será diferente, pois têm dois objetivos: eleger os conselheiros para o nosso Conselho Municipal e discutir o Plano Municipal de Educação. Na verdade, nessa VII Conferência participarão todos os movimentos sociais da capital, ou seja, não é restrita somente a rede municipal de educação. Sendo assim, essa Pré-Conferência, serve para eleger os delegados, é um meio por onde todos os movimentos sintam-se representados na Conferência, a fim de colaborar na confecção do Plano do Município, para que seja mais democrático e participativo possível”, pontuou. 

De acordo com o gerente regional de educação, o resultado do evento foi muito positivo. “A Pré-Conferência é uma das etapas da Conferência Municipal de Educação e o objetivo dela é dar conhecimento dos eixos temáticos que serão discutidos e eleger os delegados do segmento de pais, alunos e trabalhadores da educação, além de outras instituições que também de certa maneira tem alguma articulação com a educação na cidade. A Conferência Municipal é realizada, normalmente, a cada três anos, onde saem propostas para a Secretaria Municipal de Educação construir o Plano Municipal de Educação que terá validade por dez anos. Portanto, foi muito importante a realização da Pré-Conferência para definirmos os representantes da nossa região”, explicou. 

Para ser feita as escolhas dos delegados, os participantes da Pré-Conferência se dividiram em sete eixos de discussão e definir os nomes de seus representantes. Foram eleitos 13 delegados representando o seguimento dos trabalhadores, destes, dois da rede estadual; três estudantes e 12 pais, destes, três são da rede privada e três da rede estadual. Também foram eleitos três suplentes. Ao todo foram eleitos 28 delegados que representarão a Regional Norte na VII Conferência Municipal ainda no final deste mês.

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: