sexta-feira, 17 de abril de 2015

Conselho de Saúde Norte inicia preparação para as Conferências locais e distrital



O Conselho Distrital de Saúde Norte (CDSN) e do Distrito Sanitário Norte, promoveu no sábado, dia 11, o Seminário Pré-Conferência Distrital de Saúde Norte, no Espaço BH Cidadania/CRAS Novo Aarão Reis (Via 240, nº347, bairro Novo Aarão Reis). O evento teve como objetivo dar subsídio para os participantes das Conferências Locais e Distrital e abordar a dinâmica e didática da 13ª Conferência Municipal de Saúde que acontecerá nos dias 18, 19 e 20 de julho, com o tema: “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”. 

Participaram do seminário as mesas diretoras das Comissões Locais do Distrito Norte e conselheiros distritais de saúde norte. O Secretário Regional Norte Elson Alípio Junior, o Gerente Regional de Saúde, Moisés Gonçalves de Oliveira, a Presidente do Conselho Distrital de Saúde Norte, Monica Martins Guimarães Santos, a Secretária Geral da mesa diretora do Conselho Distrital de Saúde Norte, Suely de Souza Gurgel e os conselheiros de saúde, Willer Marcos Ferreira, representando o segmento dos usuários e Angela de Assis Maia Moura representando os trabalhadores. Em sua fala o Secretário Regional destacou a participação da população no evento. “Quanto mais qualificamos e fortalecemos o controle social mais avançamos na saúde”, disse. 

O evento foi organizado pelo Conselho Distrital de Saúde Norte. Para a Presidente do CDSN o objetivo do seminário é preparar as comissões locais para as conferências. “A Norte é pioneira nessa iniciativa e, tem dado certo. Nós notamos que as pessoas vão para as conferências tanto a distrital como a municipal bem mais preparadas”, disse. Ainda de acordo com Monica a Norte tem exercido um papel de destaque dentro da Conferência Municipal. “A Norte tem uma responsabilidade muito grande dentro do controle social e o conselho municipal reconhece que a Norte leva propostas relevantes para as conferências”, pontuou.

Monica explicou que, com a renovação dos conselheiros das comissões locais é fundamental preparar os conselheiros dando subsidio para as próximas discussões. “Nosso objetivo aqui é situar esse conselheiro que está chegando às comissões e mostrar para ele a importância da comissão e das propostas que eles vão trazer da base, ou seja, a proposta do seminário é amadurecer e empoderar esse conselheiro”, afirmou. 

Para a abertura do evento foi realizada a apresentação da mesa do conselho, cada representante falou sobre o tema da conferência sob a ótica do seu segmento. Após este momento os participantes foram divididos em quatro grupos temáticos de discussão. Cada grupo teve cerca de uma hora para debater o tema e após o debate apresentarem a discussão na plenária. Na ocasião também foi apresentado o documento orientador da CEBES – Centro Brasileiro de Estudos de Saúde e o regulamento da 13ª Conferência Municipal de Saúde. “Cada grupo irá discutir o formato que eles querem para essa conferência. Nós queremos que eles se identifiquem como protagonistas desta conferência e que criem uma identidade para trazer propostas relevantes dentro desse tema que, está relacionado ao direito do povo, a uma saúde de qualidade e um SUS que garanta essa qualidade e esse controle social no dia a dia”, ressaltou Monica. 

O Gerente de Saúde Norte, Moisés, destacou a importância da saúde como uma política de garantia de cidadania. “A saúde é a principal política de garantia de direitos e cidadania do país, e nós temos que entender isso, principalmente quem está na ponta. Às vezes o anseio da população não é apenas por demanda de saúde, mas por cidadania. A saúde está no eixo da seguridade social, então precisamos entender que a saúde é uma política de garantia de cidadania e é por isso que nós estamos aqui, para garantir o debate de uma política publica e com qualidade e dignidade para a população”, disse. 

Moisés também falou sobre o papel dos segmentos na representatividade do SUS. “Quando cada um dos segmentos ocupa o seu espaço no SUS, o SUS acontece. O SUS se fortalece quando o controle social também se fortalece. Fortalece quando há autonomia e respeito entre os segmentos, usuários, trabalhadores e gestores e quando os segmentos buscam exercer o seu papel”, destacou. 

Para a enfermeira Angela Eulália, trabalhadora da atenção básica do Centro de Saúde Jardim Guanabara há 29 anos, conselheira distrital e conselheira municipal de saúde pelo segmento dos trabalhadores, o preparo para a conferência municipal é fundamental. “O que fizermos nas conferências locais e Distrital vai ecoar na conferência Estadual e Federal onde vamos construir o Plano Nacional de Saúde. Então é interessante a participação nesse momento. Nossa intenção é fortalecer as comissões locais de Saúde para que consigamos ter uma participação em peso da sociedade na discussão, na proposição e no acompanhamento da saúde do município, para fazer a saúde que a gente acredita, precisa e que merece ter”, concluiu.


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: