sexta-feira, 17 de abril de 2015

Grupo de Promoção da Igualdade Racial se reúne na Regional Norte



Os gestores do Grupo de Promoção da Igualdade Racial Norte (GGPIR), se reuniram na última semana (09), na Regional Norte (Rua Pastor Murillo Cassete, 85, São Bernardo) com o intuito de discutir os assuntos pertinentes à Promoção da Igualdade Racial. O GGPIR é composto por diversas gerencias e se reúne na terceira quinta-feira de cada mês.
Para a Coordenadora do GGPIR Norte, Maria Nazaret Teles, a reunião é fundamental para manter o debater sobre as questões propostas pelos integrantes e, segundo ela, nesse ano, o trabalho está sendo voltado para a reformulação do Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial. “Estamos usando o plano de 2010, que por sinal, foi muito bem feito, mas precisamos modificar alguns aspectos para a nova gestão. Vamos aproveitar o que entendemos como é importante manter do plano anterior e acrescentar novas ideias e, desse modo, elaborar um novo formato de trabalhar com a igualdade racial na Regional Norte”, disse. 

De acordo com Nazaret, o grupo já está se mobilizando para definir as ações que serão realizadas em novembro, no mês da Consciência Negra. “Nesse trabalho nós procuramos dar visibilidade e fazer uma divulgação ampla incentivando o debate sobre questões como discriminação, do preconceito racial, sobre o racismo institucional, que, infelizmente, está presente em nosso país nos dias atuais”, explicou. 

Durante o encontro, os participantes discutiram metas e possíveis mudanças. Dentre as pautas da reunião, foi destacada a necessidade de apoio e promoção dos grupos de manifestações culturais, como por exemplo, as quatro Guardas de Congado da região Norte. O objetivo é dar maior visibilidade ao universo dessas atividades. 

De acordo com Soraia Feliciana Mercês, educadora infantil em readaptação funcional e integrante da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial (CPIR), as reuniões do GGPIR são importantes para debater os assuntos relevantes à igualdade racial no município. “Belo Horizonte é um município muito grande e cada regional têm suas especificidades. Nessas reuniões nós temos representantes de diversos setores: educação, saúde, dos centros culturais, SLU, entre outros, então conhecemos os perfis, tanto da população quanto dos servidores e, a partir daí, intervimos dentro da nossa proposta que é discutir, principalmente, o racismo institucional“, disse. 

A professora afirmou ainda, que a reunião desse mês foi essencial pra conhecer os novos representantes no grupo e elogiou a atuação da Coordenadora do GGPIR. “É um grupo que algumas pessoas não se conheciam, então, foi o momento ideal de afinarmos nossa proposta de trabalho. A Nazaret que já está na Regional Norte há bastante tempo é uma pessoa de luta e que atua junto ao Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial fez um apanhando do que vem sendo trabalhado na Regional e das propostas de atuação. Muitas coisas foram importantes nesse momento, principalmente conhecer a nova formação do grupo”, pontuou. 

Além da Coordenadora do GGPIR Norte, Maria Nazaret Teles, também estiveram presentes na reunião, Claudia Costa, da Gerência Regional de Atendimento Social da Regional Norte (GENASOC-N), Terezinha Alice de Souza, da Gerência Regional de Controle da Zoonoses da Regional Norte (GERCZON), Ademilton Araújo da Gerência Regional de Políticas Sociais da Regional Norte (GERPS-N), Almir Damaceno, Coordenador do Espaço BH Cidadania/Cras Zilah Sposito, Flávia Cristina de Lima, da Gerência Regional de Promoção de Eventos Esportivos, de Recreação, Lazer e Feiras (GERPER-N), Soraia Feliciana Mercês, integrante da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial (CPIR), Leandro Dias do Centro Cultural São Bernardo/ Fundação Municipal de Cultura (CCSB/FMC) e Maria Angélica Costa, que representou a Escola Municipal Florestan Fernandes (EMFF). 

Sobre o Plano 

O Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial é um avanço da cidade de Belo Horizonte na extensão dos direitos a toda a sociedade. Ele é o efetivo reconhecimento pelo poder público municipal de que somente com políticas afirmativas alcançaremos uma sociedade mais justa e igualitária. 

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: