terça-feira, 26 de maio de 2015

Beneficiária do Programa Bolsa Família participa de PRONATEC e tem oportunidade de qualificação profissional


A cuidadora de idosos também sonha em fazer enfermagem.
Nunca é tarde pra recomeçar. Por mais que Maria Antunes Souza Lopes de Paula tenha enfrentado dificuldades ao longo dos seus 40 anos, não desistiu dos seus sonhos e viu no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), a oportunidade de mudar de vida. Segundo a moradora do bairro Juliana, região norte de Belo Horizonte, foi na Regional Norte (rua Pastor Muryllo Cassete, 85, São Bernardo), que ela encontrou a oportunidade para dar início a essa mudança. “Fui à regional pra resolver um assunto e, por acaso, perguntei se tinha vaga para algum curso, pois, estava interessada em fazer o curso de cuidador de idosos”, disse. 

A beneficiária do Programa Bolsa família, contou que procurou o assistente administrativo, Sidymar de Almeida Ferreira, da Gerência de Transferência de Renda e Geração de Trabalho (GERPTR-N), que a orientou sobre a documentação necessárias para participar do programa. Após as orientações Maria Antunes fez sua inscrição no curso de Cuidador de Idosos no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC Minas. “Consegui fazer o curso gratuitamente pelo PRONATEC, tive direito a passagem, ao lanche e para mim foi muito bom”, afirmou. 

O curso com duração de 180 horas, foi realizado no período de dois meses no SENAC, localizado à rua Tupinambás, 1038, Centro. Maria Antunes, agora cuidadora de idosos, contou que ainda durante o curso, conseguiu uma vaga de emprego. “Antes mesmo de terminar o curso fui convidada para trabalhar em na clínica Vividade, que fica no bairro São Lucas. Para mim foi muito bom, peguei experiência e está sendo ótimo”, falou. Segundo Maria Antunes, as ofertas de trabalho são cada vez mais frequentes. “Oportunidades estão aparecendo e muito, quem faz o curso de cuidador não fica desempregado. Já apareceram várias propostas de emprego, não são ruins, são boas, tenho que saber escolher agora”, destacou. 

Conforme a beneficiária do Bolsa Família, fazer o curso de cuidador de idosos foi um grande passo e, por isso, aconselha que outras pessoas aproveitem as chances de se qualificarem para o mercado de trabalho. “É um lugar onde oferece oportunidades para quem realmente não têm condições de pagar”, pontuou. 

Os desafios são constantes na vida de Maria Antunes. Devidos a problemas familiares e financeiros, a cuidadora de idosos contou que precisou interromper os estudos ainda criança e, o retorno às salas de aula aconteceu pouco antes de fazer o curso de cuidador de idosos, pelo PRONATEC, quando participou do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Retornei aos estudos com 38 anos, na 6ª série no EJA, formei o ensino fundamental e depois o médio. Além de estudar, eu vendia doces pra conseguir dinheiro. Até rejunte eu fiz pra conseguir tirar minha carteira de habilitação, que, também era um sonho. Hoje eu me considero uma vitoriosa. Tenho o ensino médio, habilitação, alguns cursos, então é uma dádiva”, pontuou. 

Atendimento social na Regional Norte.
Maria ainda ressaltou que a retomada aos estudos está apenas começando. “Tenho vontade de fazer o curso técnico em enfermagem. Parei de estudar muito nova porque eu não tinha uma família estruturada. Fui criada sem a minha mãe, morei com uma tia que me fez parar de estudar para trabalhar em roça. Meu sonho sempre foi estudar, ter um curso superior e eu sei que vou ter”, destacou. 

Atualmente 22.990 famílias são cadastradas no Programa Bolsa Família na Regional Norte. Destes 10.473 recebem o auxilio. De acordo com a Gerente Regional de Transferência de Renda e Geração de Trabalho, Ana Paula Nascimento Braz Cardoso, de Julho a Dezembro de 2014, 108 beneficiários procuraram a gerência para obter informações sobre os cursos do PRONATEC, desses 31 beneficiários foram encaminhados para matrícula na instituição de ensino. “Os cursos ofertados pelo PRONATEC proporcionam a esses beneficiários qualificação profissional, oportunizando assim, sua inserção no mercado de trabalho com garantias de melhores salários, socialização e qualidade de vida”, concluiu a gerente.


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: