terça-feira, 26 de maio de 2015

Regional Norte realiza Pré-Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência




A Secretaria de Administração Regional Norte (SARMU-N) por meio da Gerência Regional de Políticas Sociais, realizou na última quarta-feira, dia 20, no auditório da Regional Norte (rua Pastor Muryllo Cassete, 85, São Bernardo), a Pré-Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência Norte. Participaram do evento cerca de 130 pessoas.

A pré-conferencia realizada nos nove territórios de Belo Horizonte, teve o objetivo de discutir os eixos das propostas e retirar delegados para a IV Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência que será realizada, no dia 27 de junho, na Câmara Municipal. Estiveram presentes na Regional Norte o Secretário Adjunto de Administração Regional Norte Luiz Otávio Alves de Carvalho, a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência Romilda Araújo, o gerente de atendimento jurídico e social da Coordenadoria Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência, Luiz Porto Vilani, a representante das pessoas com deficiência, e professora da rede municipal de ensino, Adriana Soares Cruz, os gerentes regionais de Políticas Sociais Ademilton Araújo, de educação Jerry Adriany, de Saúde, Moisés Gonçalves e de assistência social, Kleiton Ferreira.

De acordo com Adriana, são espaços de discussão como as conferências que garantem a proteção dos direito das pessoas com deficiência. “O movimento de inclusão das pessoas com deficiência ganhou importância a nível nacional, repercutindo em avanços sociais para todos, então esse momento é de extrema importância porque são os espaços de discussão que irão garantir os direitos da pessoa com deficiência, que é um sujeito de direitos”, disse.

Em sua fala de abertura o secretário Adjunto também destacou a importância dos espaços de discussão. “As discussões nas conferências são muito válidas, são elas que norteiam as politicas públicas para os próximos anos. É também nesses espaços que vemos aonde precisamos avançar”, destacou.

O evento teve como tema: “Os desafios na implementação da política da pessoa com deficiência: a transversalidade como radicalidade dos direitos”. Para a abertura do evento, a Equipe de Proteção Básica da Regional Norte apresentou a peça teatral: “A sociedade das Borboletas”, contando a história da metamorfose das lagartas, onde se transformam em borboletas. No entanto uma delas veio de uma forma diferente, além de não ser colorida, nela faltava uma asa. Para preservar a borboletinha frágil, suas companheiras resolveram colocar algumas amarras sociais sobre ela. Ao final da apresentação dois voluntários a libera das amarras e finalmente ela se sente livre para viver com suas diferenças.

Na ocasião foram realizadas três palestras com base nos eixos de discussão e em seguida foram retiradas as propostas. A Assessora de Diretoria da URBEL, e ex vereadora de Belo Horizonte, Silva Helena Rocha Rabelo, apresentou o Eixo I: Gênero, raça e etnia, diversidade sexual e geracional, o Promotor de Justiça e membro do Ministério Público de Minas Gerais, Dr. Leonardo Coscarelli, apresentou o Eixo II: Órgão gestores e instâncias de participação Social. E a Gerente de Supervisão Administrativa, Orçamentária e Financeira da Secretaria Municipal de Políticas Sociais, Ana Paula Hilário, que falou sobre o Eixo III: A interação entre os Poderes e os Entes Federados. Para troca de experiências e conhecimentos a respeito de cada eixo, a mesa plenária teve como mediador o Gerente de Atendimento Jurídico e Social, Luiz Porto Vilani.

Após as palestras, os presentes puderam discutir os eixos e apresentar propostas para a Conferência Municipal.  Dentre as propostas apresentadas está a ampliação da discussão dos temas da pré-conferência em seminários e palestras, a criação da escola de libras bilíngue para surdos e a inclusão do tema diversidade e direitos na grade curricular do curso de pedagogia nas universidades.

Foram eleitos na Pré-Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência Norte 19 delegados, sendo 09 pessoas com deficiência ou familiares, 05 representantes da sociedade civil e 05 do setor governamental.


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: