sexta-feira, 8 de maio de 2015

Equipes de Saúde da Regional Norte iniciam vacinação contra a gripe em idosos acamados



As equipes do Programa Saúde da Família (PSF), dos Centros de Saúde da Regional Norte, iniciaram nesta segunda-feira, dia 04, a vacinação, em domicílio, de idosos acamados, moradores da região. A ação tem o intuito de reforçar a imunização deste público que é mais vulnerável à doenças e oferecer um atendimento eficaz, e rápido a essas pessoas. Estima-se que sejam vacinados cerca de 17 mil idosos só na região Norte.  

O público-alvo priorizado nesta primeira etapa da vacinação é formado por pessoas idosas a partir dos 60 anos, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. 

Dentre os 19 centros de saúde que estão oferecendo o serviço de vacinação em domicilio da Regional Norte, a equipe quatro do Centro de Saúde Campo Alegre, realizou nesta quarta-feira, dia 06, uma a vacinação na casa de repouso Asilo Sempre Vivas, localizado no bairro Campo Alegre. Foram vacinadas mais de 20 idosas, que, na ocasião, receberam as equipes da TV Horizonte e TV Câmara que registraram toda a ação. 

A aposentada Marlene da Piedade Duarte, que também foi vacinada durante a visita da equipe do C.S Campo Alegre, ressaltou a importância que a vacinação contra a gripe tem para ela. “Eu me vacino todo ano, onde eu morava era muito distante do posto, então tinha dificuldades para me deslocar até onde faziam a vacinação, agora que estou morando nesta casa de repouso não preciso sair ou enfrentar fila no posto”, afirmou. A aposentada lembrou que teve princípio de pneumonia, resultado de uma gripe muito forte. “Agora eu tomo a vacina e não tenho gripe, fico com meu coração sossegado, porque eu tive uma gripe há alguns anos que quase virou pneumonia. A vacina foi uma benção para mim, me ajuda a manter a gripe e, principalmente a pneumonia bem longe”, destacou. 

A coordenadora da casa, Juliana de Aquino, contou que nesse ano todas as idosas moradoras da casa já se vacinaram graças a vinda da equipe do Centro de Saúde. “É muito bom poder receber o centro de saúde no lar, como no nosso caso, nós não temos carro para levar todas as idosas, então dependemos dos familiares, que, nem sempre conseguem levar seus parentes para se vacinarem em tempo hábil”, pontuou. 

De acordo com a enfermeira e referência técnica da Gerência de Atenção à Saúde Norte (GERASA), Luciana Bonifácio de Oliveira, não há contra indicações a vacina, exceto para pessoas que tenham alergia severa à ovo. “A vacina é segura e muito eficaz, desde que se iniciou a vacinação no Brasil, o número de pessoas que adoeciam, internavam ou apresentavam complicação de saúde devido a gripe, reduziu em média 40%. Então vamos todos vacinar”, alertou. 

No sábado, dia 09, será realizado o Dia D de Mobilização, que acontecerá nos 147 Centros de Saúde da cidade e no Centro de Referência do Idoso. Na região Norte os 19 Centros de Saúde e no anexo do EBHC/CRAS Zilah Spósito estarão oferecendo a vacinação gratuita para o público priorizado.


Sobre a Vacina 

A vacina contra a gripe é trivalente e imuniza contra três vírus (H1N1, H3N2 e vírus influenza B. Ela apresenta níveis de segurança de padrão internacional e estudos indicam que os eventos adversos são raros e, usualmente triviais, como: dor no local da injeção, vermelhidão, enduração e febre. Os sintomas, geralmente, desaparecem em 48h.





FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: