segunda-feira, 18 de maio de 2015

Equipes de Zoonoses da Regional Norte recebem novo espaço de trabalho



Profissionais da Gerência de Zoonoses da Regional Norte receberam neste ano um novo espaço de trabalho para facilitar e aprimorar a execução dos serviços. Este espaço trata-se da casa de zoonoses que está foi reformada para atender a demanda de duas das cinco equipes de agentes de combate a endemias (ACE) ativas da Regional Norte. A casa localizada na rua Henrique Tam, 441, bairro São Bernardo, servirá como ponto de apoio para 18 agentes que atuam no controle da leishmaniose visceral. 

Segundo o técnico e biólogo da Zoonoses Norte, Ivan Casas, o novo espaço é uma conquista, pois as equipes, operavam em locais improvisados, desde o término do contrato de aluguel com o antigo imóvel. “Nós tínhamos um imóvel alugado no Heliópolis, mas a manutenção realizou uma vistoria no local e constatou rachaduras, o que impossibilitou a renovação do contrato. Após isso, começamos a usar uma sala cedida pela manutenção e outro local na Regional Norte, porém, esses ambientes não oferecem as condições necessárias para os profissionais atuarem”, disse. 

Ivan destacou também a importância de ter um espaço exclusivo para a limpeza e a manutenção dos equipamentos utilizados pelos agentes. “Eles fazem a manutenção dos equipamentos, por exemplo, os de controle da leishmaniose, como o UBV Costal, o popular “fumacê”, por isso, será muito importante podermos contar com um espaço próprio, que poderá, inclusive, evitar possíveis contaminações de outros ambientes”, explicou. 

Ainda, de acordo com o técnico, será no imóvel que os agentes iniciarão e finalizarão as suas atividades. “As equipes vão para o campo e na hora do almoço voltam, almoçam e descansam. O andar superior será destinado à manutenção, enquanto o térreo ficará disponível para outras atividades. É o local mais adequado para atender a demanda das equipes”, afirmou. 

Durante a reforma da casa, foram necessários vários profissionais da construção civil, como: bombeiros, carpinteiros, eletricistas, pintores e ajudantes em geral. Segundo o encarregado de manutenção da Regional Norte, Roberto Geraldo, há um esforço para que o término seja no máximo até o inicio do próximo mês. “A obra está sendo realizada por etapas e, para cada uma delas, destinamos um número específico de colaboradores para a execução do serviço. O nosso objetivo é finalizar a reforma em trinta dias”, pontuou. 

Em fase de conclusão, a reforma que iniciou em junho de 2014, está recebendo o acabamento no segundo andar. O responsável pela execução do serviço no momento é o Pedreiro Valdomiro Mendes Filho e, de acordo com ele, o período mais crítico já passou. “Estou nessa obra desde o inicio. Durante a alvenaria dá mais trabalho. O que falta agora são apenas detalhes”, disse. 

A Técnica de Edificações da Regional Norte, Elisabeth Alves Carvalho Pires, destacou que a execução da obra esta foi realizada de maneira consciente, com o reaproveitamento de materiais e o uso sustentável dos recursos destinados. “Devemos ficar atentos para reaproveitarmos tudo o que for possível. Essa obra é um exemplo, pois utilizamos o que tínhamos em estoque na manutenção. Reaproveitamos portas, tintas, fios, canos, entre outros objetos em bom estado de conservação. Na realidade, sempre tivemos consciência para não desperdiçar nada. É uma maneira de reduzir custos e também contribuir com o meio ambiente”, explicou. 

O novo ponto de apoio possui 138 metros quadrados e está dividido em dois pavimentos. O andar inferior conta dois compartimentos, sendo o primeiro com dois vestiários um masculino e outro feminino, equipados com chuveiro e sanitário. Já o segundo compartimento conta com um refeitório e mais um vestiário masculino, contendo três chuveiros e um sanitário. No andar superior, onde será a área de serviços, contendo dois depósitos de materiais, um tanque para lavagem dos equipamentos, um tanque para uso comum e um sanitário. 

Sobre a nova casa das equipes de zoonoses, o gerente regional de Manutenção Rosemar Cossenzo Géa, explicou que havia a duvida se o imóvel se era da PBH ou alugado. “Fizemos uma consulta ao patrimônio da PBH e contatamos que o imovel era da prefeitura, então fizemos a reforma do ambiente para receber as equipes de zoonoses que estavam usando um espaço dentro do pátio da gerencia de manutenção”, disse. 

Rosemar também destacou que continuará funcionando no local, uma sala reservada para o grupo dos Alcóolicos Anônimos (AA), localizada no andar inferior do imóvel. “Vale lembrar, que este espaço, assim como a casa, também foi reformado pela gerência de manutenção da Regional Norte visando um melhor atendimento a população que o frequenta”. Concluiu.


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: