quarta-feira, 6 de maio de 2015

Moradores da Região Norte recebem Ouvidoria Itinerante


Moradores e comerciantes da região Norte de Belo Horizonte, receberam na terça-feira, dia 05, a Ouvidoria do Município (OUVIM). A ação do Programa Ouvidoria Itinerante, aconteceu na Avenida Waldomiro Lobo, em frente ao número 1125, no bairro Guarani, com o objetivo de ouvir as demandas da população. 

O atendimento foi realizado em um estande montado em uma das principais avenidas da região, os munícipes puderam se manifestar sobre os serviços prestados pela Prefeitura de Belo Horizonte, incluindo observações negativas e positivas. A região Norte é a sétima a receber o programa, que, neste ano, teve inicio no mês de março. 

De acordo com a assessora especial da Ouvidoria do Município, Maria Aparecida Carneiro, a iniciativa intitulada como Ouvidoria Itinerante, tem o objetivo de aproximar a administração municipal da população. Por ser um canal direto entre o cidadão e a Prefeitura de Belo Horizonte a Ouvidoria Itinerante também é um importante instrumento de qualificação da gestão pública, já que contribui com a melhoria da prestação dos serviços públicos. 

Estiveram presentes no local as representantes da OUVIM, Maria Aparecida Carneiro, assessora especial da Ouvidoria do Município e a gerente de apoio ao atendimento direto, Debora de Melo. O chefe de gabinete da Regional Norte, Carlos Henrique da Silva e o ouvidor jovem, aluno do 8º ano, da Escola Municipal Florestan Fernandes, Otávio Rodrigues de Lima juntamente com a acompanhante da Escola Municipal, Arieli Paola da Silva. 

O ouvidor jovem, que tomou posse no inicio deste ano, pôde vivenciar a rotina da ouvidoria itinerante na pratica. Ele atendeu juntamente com as representantes da OUVIM, as demandas dos cidadãos que passaram pelo local no período da amanhã. 

Ao todo são 54 ouvidores jovens em BH (entre titulares e suplentes). Estes são estudantes de 27 escolas, três de cada região da cidade, que foram eleitos democraticamente no ano passado para serem interlocutores entre a comunidade escolar e a administração municipal. Eles irão captar demandas na comunidade escolar e repassá-las para a Prefeitura de Belo Horizonte. “Eu não sabia o que era a Ouvidoria do Município, depois estudei e pesquisei sobre a ouvidoria, me interessei pelo assunto. Acho esse trabalho é muito importante para a cidade e para o cidadão”, disse o aluno. 
Utilizando o Sistema de Ouvidoria e Gestão Pública, os alunos irão colaborar para a ampliação de ações em prol do protagonismo juvenil nas escolas. Assim, ao exercerem o papel de propulsores da participação da comunidade escolar, os alunos contribuirão para o aprimoramento das políticas públicas do município. “O jovem é um formador de opinião, um multiplicador na sua escola e comunidade, por isso a importância de estar exercendo seu papel dentro do seu grupo de relacionamento”, pontuou a assessora.

O objetivo do programa é estimular a participação dos alunos da rede municipal de ensino, além de ampliar a abrangência do trabalho da OUVIM. “O ouvidor jovem trabalha como a ouvidoria. Eles também recebem as demandas da mesma forma que a Ouvidoria Geral, atendendo o munícipe, colocando a demanda no sistema, solicitando a apuração e o atendimento daquela demanda”, destacou Aparecida Carneiro. A Ouvidoria Itinerante atendeu, neste dia, mais de 60 munícipes, totalizando 28 registros entre elogios, sugestões, solicitações e reclamações. Todas as demandas serão encaminhadas para os órgãos responsáveis e respondidas aos cidadãos.

A primeira atuação da Ouvidoria em formato itinerante aconteceu em dezembro de 2013. De acordo com Maria Aparecida, a OUVIM irá realizar no segundo semestre deste ano a Ouvidoria Itinerante nos aglomerados da capital. 


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

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