quarta-feira, 24 de junho de 2015

Conferência Distrital de Saúde Norte elege delegados e define propostas para Conferência Municipal


A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio do Distrito Sanitário Norte (Rua Pastor Muryllo Cassete, nº 85, Bairro São Bernardo) e do Conselho distrital de Saúde Norte, promoveu nos dias 19 e 20, deste mês, no Espaço BH Cidadania /CRAS Novo Aarão Reis (Avenida Risoleta Neves, 347, Novo Aarão Reis), a 11ª Conferência Distrital de Saúde Norte, que teve como tema: “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”. 

A abertura do evento aconteceu na noite de sexta-feira, dia 19, no teatro do CRAS, que contou com a presença do Secretário de Administração Regional Municipal Norte Elson Alípio Junior, representando o Prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, do Secretário Adjunto Luiz Otávio Alves de Carvalho, do Vereador de Belo Horizonte Doutor Nilton (PROS), da Presidente do Conselho Distrital de Saúde Norte, Mônica Martins Guimarães Santos, do Gerente Regional de Saúde Moisés Gonçalves de Oliveira, da Gerente da Rede Complementar da Secretaria da Regional de Saúde Marina Oliveira Braz, que, na ocasião representou o Secretário Municipal de Saúde Fabiano Pimenta, do representante do Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte Willer Marcos Ferreira, do Primeiro Secretário da Mesa Diretora do Conselho Distrital de Saúde Norte João Ademar da Mata, além de gestores e trabalhadores da área, representantes de sindicatos e de movimentos sociais, e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Durante sua fala de abertura o Secretário Regional Elson Alípio Junior parabenizou a organização e o empenho de todos os envolvidos. “Estarmos neste espaço, em plena sexta-feira à noite, e durante todo o sábado, mostra o trabalho e o comprometimento de todos os envolvidos. O trabalho que vem sendo desenvolvido na Norte é devido ao envolvimento de todos. Eu gosto muito dessa equipe por não medir esforços para atender as demandas que são colocadas em pauta”, disse.

De acordo com o Vereador Doutor Nilton, o evento é indispensável, por ser um espaço democrático de discussão. “É o momento de autoridade máxima do controle social do nosso SUS que, por sinal, é um sistema que nasceu da VIII Conferência Nacional de Saúde, inclusive, foi a primeira conferência que teve a participação popular. Portanto, discutir essas ideias na Pré-Conferência é fundamental para darmos início às mudanças necessárias”, afirmou. 

O representante do Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte Willer Marcos Ferreira, também destacou a importância da realização do evento. “A proposta da Conferencia da Norte é chamar a atenção dos profissionais de saúde e também dos usuários para que possamos discutir os fatores que contribuirão para a garantia da manutenção desse sistema para todos”, pontuou. 

Para o Secretário Adjunto da Regional Norte Luiz Otávio Alves de Carvalho, o encontro serviu como preparação para as conferências. “A Pré-Conferência é muito importante, pois é quando os nossos gestores juntamente com os trabalhadores e usuários discutem os planos e definem as melhores propostas da política pública de saúde. Esta reunião é a oportunidade para que nós possamos estar preparados para as conferências Municipal, Estadual e Nacional”, ressaltou. 

Após a execução do Hino Nacional Brasileiro e da leitura e aprovação do regimento interno da 11ª Conferência Distrital de Saúde Norte os presentes assistiram a palestra do Médico Psiquiatra e Assessor do Gabinete da Secretaria Municipal de Saúde/BH, Paulo César Machado Pereira, que falou das dificuldades enfrentadas atualmente na área da saúde pública e privada no Brasil, da representatividade do SUS e a necessidade de mantê-lo em atividade. “O Brasil é referência para o mundo inteiro, por ser o único país com mais de 100 milhões de habitantes a ter um sistema público de saúde voltado para toda a população, não podemos deixar o SUS mudar a sua principal característica, que é ser democrático”, destacou. 


No sábado, dia 20, os participantes se dividiram em oito grupos com aproximadamente 25 pessoas cada, a fim de definirem as propostas que serão levadas para a Conferência Municipal. Cada grupo ficou responsável por um eixo temático, sendo: eixo 1 “Direito a Saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade”, eixo 2 “Participação social”, eixo 3 “Valorização do trabalho, da educação e saúde”, eixo 4 “Financiamento do SUS em relação público/privado”, eixo 5 “Gestão do SUS e modelo de atenção à saúde”, eixo 6 “Informação, educação e política de comunicação do SUS”, eixo 7 “Ciência, tecnologia e inovação no SUS” e eixo 8 “Reformas democráticas e populares do Estado”. Ao final das discussões, cada grupo decidiu três propostas, no total de 24, que serão encaminhadas para a Conferência Municipal. 

De acordo com a Presidente do Conselho Distrital de Saúde Norte Mônica Martins Guimarães Santos, o evento apresentou um diferencial dos demais e, por esse motivo, sentiu-se orgulhosa com a atuação de todos. “A meu ver, a Conferência Distrital teve um tom diferente, com caráter de empoderamento, pois nos sentimos muito à vontade com o tema, que é a questão de tratar bem, da saúde que cuida, do direito do povo, deste modo, os usuários se sentem contemplados com essa realização”, afirmou. 

Participaram dos dois dias de Conferência, cerca de 200 pessoas, dentre delegados eleitos nas conferências locais, gestores, trabalhadores e usuários. Foram mobilizados 19 Centros de Saúde da Regional Norte, juntamente com a equipe do Distrito Sanitário Norte, o Hospital Sofia Feldman, pessoas indicadas pelos movimentos populares e representantes dos sindicatos. Houve ainda, a eleição de 76 delegados, sendo 38 usuários, 19 trabalhadores e 19 gestores, que terão direito ao voto na Conferência Municipal de Saúde. 

Para o Moises, gerente regional de Saúde, a Conferência Distrital proporcionou aos participantes uma reflexão sobre a atual situação do SUS. “Precisamos manter as conquistas, avançar com o sistema, compreender as dificuldades que enfrentamos e as barreiras que ainda vamos encarar pela frente. Vale ressaltar, que essa é uma militância pela vida, pois tudo passa pela saúde”, concluiu.

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: