terça-feira, 23 de junho de 2015

Enfermeiros do Distrito Sanitário Norte participam de encontro para estudos em Universidade

Distrito Sanitário Norte é o único em BH a desenvolver o trabalho com profissionais de enfermagem.

Pensando no aprimoramento profissional e aperfeiçoamento dos trabalhadores de saúde, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Regional Norte, promoveu na quarta-feira, dia 17, um encontro para estudos direcionados aos profissionais de enfermagem do Grupo de Estudos para Profissionais Enfermeiros (GEPE) do Distrito Sanitário Norte. Participaram do encontro um representante de cada Centro de Saúde e um do Centro de Referência em Saúde Mental Norte/ CERSAM-Norte. 

A atividade aconteceu no Laboratório de Semiologia da Escola de Enfermagem da UNIFENAS e teve como tema a administração de medicamentos via intramuscular. Sob orientação da professora Bárbara Giaquinto, os profissionais treinaram habilidade referente à técnica Ventroglútea Hochstetter. A ação teve o objetivo de implementar o Procedimento Operacional Padrão da Secretaria Municipal de Saúde SMSA/BH 23/2014. Este procedimento é amplamente utilizado nos Estados Unidos e mais seguro para o paciente, no entanto, sua pratica ainda é pouco utilizada no Brasil. 

Durante sua fala a professora da UNIFENAS explicou que, apesar das recomendações cientificas, muitas vezes o próprio profissional de enfermagem que não possui o hábito de realizar medicações nesse estilo muscular e mantem como rotina nos serviços de saúde a cultura de que o melhor local para injeções é a região glútea. 

Para Dirciana Batista Cangussu, enfermeira do C.S. Lajedo (Rua Pintor Ruguendes, 30, Lajedo), antes de colocar a técnica em pratica é necessário treinar bastante para que o procedimento seja utilizado com responsabilidade e segurança nos pacientes. “Participo do grupo desde seu começo e acho que ele é importante e necessário para o aperfeiçoamento contínuo e a troca de experiências entre os profissionais. Nesta última atividade discutimos um procedimento que relativamente é novo para alguns profissionais, então a proposta é treinar bastante antes de utilizar essa técnica”, destacou. 

A enfermeira do Centro de Saúde Providência (Rua São Sebastião, 30, Minaslândia), Agma Viana Souza, também esteve presente na atividade, para ela o diferencial do grupo são os temas discutidos durante os encontros, já que são levantados pelos próprios profissionais. “Esse grupo é extremamente importante, pois contribui para o aperfeiçoamento e atualização dos profissionais de saúde, além disso, é onde os enfermeiros tem oportunidade de discutirem assuntos que são recorrentes no dia a dia dos Centros de Saúde, as dificuldades e os desafios enfrentados no ambiente de trabalho diariamente”, disse. 

O Distrito Sanitário Norte é o único em Belo Horizonte a desenvolver este trabalho com os profissionais de enfermagem. O grupo é uma estratégia de aprendizado entre pares orientado pelas premissas da Educação Permanente em Saúde, direcionadas pela SMSA/BH e pelo Centro de Educação em Saúde. De acordo com a Referência Técnica da Gerência Distrital de Gestão do Trabalho (GERGETR), Sophia Urhânia Medeiros, O GEPE surgiu com a proposta de melhorar a qualificação da prática profissional. “O grupo existe desde abril de 2011 e surgiu a partir da demanda de um grupo de enfermeiros do distrito e da percepção de lacunas na prática da enfermagem. O GEPE tem como objetivo aprimorar os conhecimentos referentes à prática da enfermagem no SUS/BH, buscando a qualificação da assistência prestada ao cidadão”, concluiu. 

Ainda de acordo a referência técnica, os enfermeiros que participaram deste grupo seguirão com o aprimoramento da equipe de enfermagem das unidades em que estão lotados. 

O GEPE 

O GEPE se reúne mensalmente na Regional Norte e é composto por enfermeiros do Distrito Sanitário Norte lotados nos Centros de Saúde, na Central de Esterilização e Centro de Especialidade Médicas e CERSAM-Norte. Além de aprimorar o conhecimento referente à prática de enfermagem, o grupo também serve para avaliar as práticas desenvolvidas nos centros de saúde e estudar medidas que possam ser implantadas com vistas a melhorar o atendimento.

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N) 

Nenhum comentário: