![]() |
Distrito Sanitário Norte é o único em BH a desenvolver o trabalho com profissionais de enfermagem. |

A atividade aconteceu no Laboratório de Semiologia da Escola de Enfermagem da UNIFENAS e teve como tema a administração de medicamentos via intramuscular. Sob orientação da professora Bárbara Giaquinto, os profissionais treinaram habilidade referente à técnica Ventroglútea Hochstetter. A ação teve o objetivo de implementar o Procedimento Operacional Padrão da Secretaria Municipal de Saúde SMSA/BH 23/2014. Este procedimento é amplamente utilizado nos Estados Unidos e mais seguro para o paciente, no entanto, sua pratica ainda é pouco utilizada no Brasil.

Para Dirciana Batista Cangussu, enfermeira do C.S. Lajedo (Rua Pintor Ruguendes, 30, Lajedo), antes de colocar a técnica em pratica é necessário treinar bastante para que o procedimento seja utilizado com responsabilidade e segurança nos pacientes. “Participo do grupo desde seu começo e acho que ele é importante e necessário para o aperfeiçoamento contínuo e a troca de experiências entre os profissionais. Nesta última atividade discutimos um procedimento que relativamente é novo para alguns profissionais, então a proposta é treinar bastante antes de utilizar essa técnica”, destacou.
A enfermeira do Centro de Saúde Providência (Rua São Sebastião, 30, Minaslândia), Agma Viana Souza, também esteve presente na atividade, para ela o diferencial do grupo são os temas discutidos durante os encontros, já que são levantados pelos próprios profissionais. “Esse grupo é extremamente importante, pois contribui para o aperfeiçoamento e atualização dos profissionais de saúde, além disso, é onde os enfermeiros tem oportunidade de discutirem assuntos que são recorrentes no dia a dia dos Centros de Saúde, as dificuldades e os desafios enfrentados no ambiente de trabalho diariamente”, disse.

Ainda de acordo a referência técnica, os enfermeiros que participaram deste grupo seguirão com o aprimoramento da equipe de enfermagem das unidades em que estão lotados.
O GEPE
O GEPE se reúne mensalmente na Regional Norte e é composto por enfermeiros do Distrito Sanitário Norte lotados nos Centros de Saúde, na Central de Esterilização e Centro de Especialidade Médicas e CERSAM-Norte. Além de aprimorar o conhecimento referente à prática de enfermagem, o grupo também serve para avaliar as práticas desenvolvidas nos centros de saúde e estudar medidas que possam ser implantadas com vistas a melhorar o atendimento.
FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N)
Nenhum comentário:
Postar um comentário