segunda-feira, 22 de junho de 2015

Região Norte recebe ação social contras as drogas e de incentivo à pratica de esportes



Os moradores da região Norte, participaram neste domingo, dia 21, do Passeio Ciclístico ‘Movimento pela Vida’, realizado dentro do contexto das comemorações alusivas ao Dia Internacional de Combate às Drogas e Dia Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas (26 de junho). A atividade que aconteceu na Avenida Saramenha, bairro, Guarani, faz parte das ações de prevenção ao uso/abuso de álcool e outras drogas e promoção social da Semana Estadual de Prevenção às Drogas (19 a 26 de junho). 

O evento foi realizado pela Subsecretaria de Políticas sobre Drogas do Governo do Estado de Minas (Supod) em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte por meio do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Belo Horizonte (CMPD), BHTrans, Belotur, Secretaria Municipal de Saúde e Regional Norte. Também apoiaram o evento entidades como a Federação Mineira de Ciclismo, Liga Mineira de Ciclismo, grupo Sagrado Pedal, grupo Pedalando pela Vida, Guarda Municipal de Belo Horizonte, Polícia Militar de Minas Gerais, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e Secretaria de Estado de Esportes. 

Estiveram presentes no local, diversas autoridades dentre elas o Deputado Federal Lincoln Portela, o Deputado Estadual Leo Portela, o Subsecretário de Estado de Políticas sobre Drogas, Rafael Miranda e o Secretário de Administração Regional Municipal Norte, Elson Alípio Júnior. 

A atividade esportiva de promoção à saúde e lazer para pessoas de todas as idades, contou com a participação de diversas famílias da região. Crianças, jovens, adultos e idosos se divertiram durante a manhã deste último domingo.


Quem esteve presente no local pode assistir a diversas apresentações culturais. Participaram o Bloco Show juntamente com percussionistas da Policia Militar, o Bloco da Capoeira e os capoeiristas do Grupo Internacional Oficina da Capoeira, Mestre Ray e instrutora Sinhá. MC Evandro, Dj A Coisa, Grupo de dança do Programa Fica Vivo e Grupo de teatro Nebreu, do Programa Fica Vivo do EBHC/CRAS Novo Aarão Reis. O evento também contou com um estande da Policia Militar de Meio Ambiente que expôs animais da fauna brasileira empalhados. Além disso, foram oferecidas água e frutas aos presentes. Os participantes do passeio ciclístico que se inscreveram também puderam participar de um sorteio de uma bicicleta. 

O ciclista Rogerio Pacheco, integrante do Projeto ‘Pedalando pela Vida’, que ajuda a dependentes químicos a saírem do vício com a prática de esportes, também participou do passeio ciclístico. Para ele a pratica de esportes, es especifico do ciclismo ajuda significantemente na recuperação dessas pessoas. “Andar de bicicleta proporciona uma sensação de liberdade e é essa sensação que o dependente químico busca muitas vezes. Então a partir do momento que ele está envolvido com o ciclismo ele passa a ver a vida de uma forma diferente, ele passa a ter mais equilíbrio e a acreditar mais em si mesmo e na sua recuperação”, disse. 

Para Soraya Romina, presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, a prática de esportes é fundamental não só na recuperação de dependentes químicos, mas, principalmente na prevenção ao uso e abuso de drogas e álcool. “O esporte é uma das estratégias de construção de uma vida sem álcool e drogas, por este motivo, nós temos que aplaudir essa ação na Norte, pois democratiza a participação da população neste tipo de iniciativa porque de fato ‘A Prevenção é o X da Questão’”, destacou.

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: