quarta-feira, 1 de julho de 2015

Centro de Saúde São Tomás realiza Ação voltada para a saúde da mulher



O Centro de Saúde do São Tomás (Rua Santa Rosa, 54, São Tomás), realizou no sábado, dia 27, uma ação direcionada para as mulheres do bairro e adjacências, intitulada: “Saúde da Mulher - O segredo para ter saúde e qualidade de vida é cuidar-se”. O objetivo do evento foi informar e alertar ao público sobre os cuidados necessários com a saúde da mulher, principalmente, sobre a prevenção do câncer do colo de útero, DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e demais doenças. 

A ação envolveu diversos profissionais, sendo eles; médicos, enfermeiros, Agentes Comunitários de Saúde (ACS), técnicos de enfermagem, nutricionistas, dentistas, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, dermatologista, estagiários de enfermagem, educadores físicos, apoios administrativos, portaria, posso ajudar, auxiliares de limpeza, profissionais do CRAS Vila Biquinhas, entre outros, totalizando 54 profissionais. 

Participaram do evento mais de 130 mulheres, que foram atendidas nas diversas atividades disponíveis. Foram realizados 20 acolhimentos no dermatologista, 65 avaliações de pressão e glicemia, 35 exames de preventivo do câncer de colo de útero, 35 testes de acuidade, seis testes rápidos de HIV e 38 observações na odontologia. Os presentes também puderam participar do Medida Certa, da oficina de cuidados com apele e dia da beleza, Lian Gong, Zumba e oficina sobre alimentação saudável. 

A dona de casa Cibele Amorim, conta que fez questão de chegar cedo ao evento para fazer a aferição da pressão, e aproveitou participar das demais atividades. “Foi uma maravilha, amei tudo, principalmente a Zumba, esse evento deveria acontecer mais vezes, pois, além de ficar informada e cuidar da saúde, eu ainda me diverti muito”, afirmou. 

Para Lourdes Pereira dos Santos, o evento permitiu acesso mais rápido aos serviços oferecidos, pois segundo ela, a correria do dia a dia faz com que as pessoas não preocupem tanto com a questão da prevenção. “Foi muito importante, pois durante a semana, devido aos outros compromissos que temos, acabamos não procurando o atendimento, a não ser em casos de urgência”, pontuou a dona de casa. 

Enquanto os atendimentos eram realizados nas salas e espaços destinados às atividades, as crianças se divertiam no pula-pula e na piscina de bolinhas, na área externa da unidade. A moradora do São Tomás, Rayane Carvalho, que foi ao Centro de Sáude acompanhando a mãe Maria Adelina Neves, afirmou que o evento foi muito interessante. “Essa foi uma oportunidade da comunidade de ficar informada, eu mesma fiz questão de saber mais sobre uma alimentação saudável e me surpreendi com muitas coisas que até então eram desconhecidas, espero que aconteçam mais vezes”, disse. 

O evento também contou com a participação de estudantes do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Os universitários deram orientações nutricionais e realizaram um “teste cego” com alimentos, com o intuito de informar e alertar os participantes sobre a necessidade de se consumir produtos mais saudáveis e da maneira correta, como explicou a estudante do 8° período, Natália Oliveira. “A maioria das pessoas não estão consumindo alimentos adequadamente e desconhecem as possibilidades que os envolvem. Hoje, pelo exemplo, oferecemos sucos de couve com limão e de cará com limão e o público se surpreendeu com o sabor deles”, disse. 

De acordo com a Gerente do Centro de Saúde do São Tomás, Silvana Benjamim Guimarães, já estão sendo programadas outras atividades de promoção à saúde para o segundo semestre de 2015. “A nossa missão é fazer a promoção da saúde e a demanda maior é oferecer assistência aos que já estão doentes, é isso que fazemos diariamente. Já o objetivo desta ação, foi alertar e convocar as mulheres, principalmente, as que há muito tempo não fazem a prevenção do câncer do colo de útero a colocarem seu exame em dia. Além disso buscamos atrair o público realizando as demais atividades”, concluiu. 

De acordo com o último levantamento do Instituto Nacional de Câncer, (INCA), foram estimados 15.590 novos casos da doença no Brasil em 2014, com um risco estimado de 15,33 casos para cada 100 mil mulheres. As estimativas globais colocam esse tipo de câncer como o quarto mais comum entre as mulheres em todo o mundo. O ministério da Saúde recomenda que o exame de prevenção, conhecido popularmente como Papanicolau, seja oferecido às mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos e que já tiveram atividades sexuais.


FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Nenhum comentário: