quarta-feira, 1 de julho de 2015

Regional Norte promove dia de vacinação contra a gripe para servidores municipais



A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Regional Norte, realizou nesta terça-feira, dia 30, um dia de vacinação contra a gripe no Espaço Verde da regional. Na ocasião os servidores municipais receberam a dose da vacina que protege contra os três subtipos do vírus (A/H1N1; A/H3N2 e Influenza B).

Ao todo foram imunizados 522 servidores, o Secretário da Regional Norte, Elson Alipio Junior, e o Secretário Adjunto Luiz Otávio Alves de Carvalho, também compareceram ao local para se vacinarem. Na ocasião o secretário adjunto falou sobre a importância da realização da campanha na Prefeitura, já que os servidores municipais estão em contato direto com a população. “Com essa ação, promovida pelo setor de Recursos Humanos, esperamos que todos possam ficar imunes, a fim de evitar tanto contraírem quanto repassarem o vírus da gripe, ou seja, é uma medida de segurança para ambas as partes”, disse. 

Para Ronaldo Reis, Agente de Operação de Controle da Gerência de Manutenção da Regional Norte (GERMA-N), o evento foi muito importante e garantiu que os servidores se imunizassem com mais facilidade. “Sei que é de extrema importância me prevenir. Estou participando pela segunda vez da campanha e, a meu ver, vacinar aqui mesmo é a melhor alternativa, por que não preciso perder tempo me deslocando até um centro de saúde”, afirmou. 

A enfermeira Daiana Santiago, que participou da ação, informou que a vacina é segura, sendo considerada uma das medidas mais eficazes para a prevenção, mas orientou que é preciso tomar outros cuidados. “A vacina contra a gripe não é capaz de eliminar a doença ou impedir a circulação do vírus. Por isso, outras medidas de prevenção são muito importantes, principalmente, durante o período de maior circulação viral, entre os meses de junho e agosto”, explicou. 

A enfermeira destacou, ainda, os principais sintomas da gripe. “Precisamos ficar atentos ao sintomas como febre, tosse ou dor na garganta, dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado pela falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração. Vale ressaltar que mesmo as pessoas vacinadas ao apresentarem os sintomas devem procurar o serviço médico”, concluiu.


Não há contra indicações a vacina, exceto para pessoas que tenham alergia severa à ovo. 

FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Nenhum comentário: