sexta-feira, 3 de julho de 2015

Fórum da Terceira Idade alerta aos idosos sobre Hipertensão e Diabetes


A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Gerência Regional de Assistência Social Norte, realizou nesta quarta-feira, dia 24, o Fórum da Terceira Idade. O evento foi realizado no auditório da Regional Norte (Rua Pastor Muryllo Cassete, nº 85, bairro São Bernardo) e contou com a participação de aproximadamente 80 pessoas. 

Neste mês, o encontro teve como tema “Hipertensão e Diabetes”, com o objetivo de orientar aos idosos sobre a necessidade da prevenção e os riscos que essas doenças podem causar. Na ocasião, a Enfermeira Gabriela Soares, que faz parte do Projeto Social Lelê Ambulância, do município de Santa Luzia, esclareceu dúvidas dos participantes do evento. 

Segundo a enfermeira, falar com os idosos a respeito destas doenças é muito importante, pois, tanto o diabetes quanto à hipertensão, possuem vários problemas que podem ser agravados, principalmente, na terceira idade. “Na realidade essas doenças podem atingir todas às pessoas, mas os idosos, devido aos vários fatores, como por exemplo, os maus hábitos praticados ao longo da vida, estão propícios ao desenvolvimento delas. E com a falta de informação acabam se descuidando e, sendo assim, é importantíssimo alertá-los”, afirmou. 

De acordo com a aposentada Maria Perdigão, moradora do bairro Tupi B, mesmo que os idosos sejam orientados, muitos ainda se descuidam. “Tem que falar destas doenças mesmo, por que a maioria dos idosos tem pelo menos diabetes ou hipertensão e nem sempre cuidam de maneira adequada”, disse. 

Na ocasião os participantes ainda assistiram a uma apresentação da Escola de Música Irmã Rosa Fonte Fuster, do bairro Novo Aarão Reis. O maestro Antônio Marcos falou sobre o intuito do projeto, com a inserção da musicalização desde a infância. “O objetivo é espalhar a paz utilizando a música. Retiramos as crianças do mundo da violência e as damos oportunidade de se tornarem pessoas de bem. A apresentação de hoje será colocada em discussão nos nossos ensaios, pois eles ficaram encantados, assim como o público, ou seja, foi recíproco o envolvimento. Queremos vê-los respeitando os mais velhos e, tendo este contato, conseguem compreender a necessidade disso”, explicou.

Para a adolescente Isadora Cândida, de 12 anos e integrante do grupo desde os quatro, a música tem sido um diferencial no seu processo de formação. “O mais importante deste projeto é que recebemos uma educação melhor por meio da música. Por que ela também significa respeito, dignidade, carinho, amor, enfim, tudo de bom”, disse. Já, segundo Amanda Lilian, de nove anos, que está na escola há dois, se apresentar no Fórum da Terceira Idade foi uma experiência especial. “Foi muito legal, por que eu adoro os idosos, pois eles nos ensinam muito com a experiência de vida deles, ou seja, são exemplos para todos nós”, afirmou. 

De acordo com o Gerente de Assistência Social da Regional Norte, Kleiton Ferreira, o público da terceira idade vem participando de forma efetiva todos os meses, e com isso, os idosos estão sendo bem informados. “O fórum deste mês veio esclarecer dúvidas quanto à hipertensão e diabetes, tema este proposto pelos próprios idosos. É gratificante ver o interesse dos idosos em buscar conhecimento em todas as áreas, inclusive da saúde”, concluiu.

FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Nenhum comentário: