sexta-feira, 24 de julho de 2015

Gerência de saúde apresenta fluxo de ações em reunião do Comitê da Dengue



A Regional Norte, realizou na quinta-feira, dia 23, a primeira reunião ampliada do ano dentro do Comitê Regional de Controle da Dengue e Chikungunya. O encontro teve como tema a apresentação do fluxo da atendimento de munícipes com sofrimento mental e sugestivo ao quadro de Síndrome Diógenes (acumuladores de lixo). 

A reunião foi conduzida pelo Secretário Adjunto, Luiz Otávio Alves de Carvalho, juntamente com o gerente Regional de Zoonoses, Diogo Portella, com a presença do Gerente do Distrito Sanitário Norte, Moisés Gonçalves de Oliveira e dos psicólogos referência em Saúde Mental da Gerência de Atenção a Saúde Norte (GERASA) Hugo Baêta e Artur Oliveiros Rocha, além da presença das demais gerências integrantes do comitê. 

De acordo com o psicólogo Hugo Baêta, esse fluxo envolve ações intersetoriais que irão garantir uma maior efetividade no tratamento desses munícipes. Ele explicou que após a identificação do caso o paciente irá receber um projeto terapêutico singular (PTS), que deverá incluir: cuidados com a saúde necessários incluindo saúde bucal, visitas domiciliares, identificação de um técnico de referência para a condução do caso (um profissional com o qual o paciente estabeleceu vinculo) e articulação intersetorial com outras gerencias como da assistência social. 

Hugo ressaltou que o objetivo desse fluxo é manter o acompanhamento sistemático de todos os casos independente das ações que estão acontecendo no comitê da dengue. “Nossa prioridade são as ações de saúde que é o cuidado com as pessoas, é pensar na saúde deste paciente como um todo não só apenas pelo viés da saúde mental”, disse. O gerente do Distrito Sanitário Norte também enfatizou a importância do acompanhamento desses pacientes. “As vezes pensamos no cidadão que está em sofrimento mental apenas o problema de sofrimento mental que tem haver com a CID (Classificação Internacional de Doenças e de Problemas Relacionados a Saúde) ou com o acumulo e esquecemos do ser humano que está ali e precisa de toda uma gama de cuidados”, pontuou. 

Sobre os casos que apresentam risco a saúde publica Moisés, destacou que estes serão levados ao comitê da Dengue e Chikungunya para demais providências uma vez que foram esgotadas as possibilidades de ações intersetoriais em nível local. “O comitê é um apoio estratégico e importante para conclusão de casos que fogem a capacidade da equipe intersetorial local”, afirmou. 

O Gerente de Zoonoses Diogo Portella, ainda destacou que as ações ampliadas têm objetivo não só de amenizar os índices de casos de Dengue na região, mas, contribuir com o controle de outros vetores de zoonoses próximos as áreas onde existem uma grande concentração de lixo, entre outros materiais acumulados. 

Na ocasião também foram discutidos três casos específicos de sofrimento mental e acumuladores de lixo identificados na região. Essas pessoas, além de não possuírem hábitos básicos de higiene, acumulam em suas residências materiais inservíveis, resíduos e lixo, tornando sua residência e entorno áreas em potenciais para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. 

A próxima reunião ampliada do Comitê Regional de Controle da Dengue acontece no dia 06 de agosto, onde serão deliberadas novas ações dando sequência ao acompanhamento desses casos. 


Síndrome de Diógenes 

Batizada com o nome do filósofo grego do século IV a.C. Diógenes de Sínope, que vivia como um mendigo e dormia em um barril, a Síndrome de Diógenes caracteriza-se pela acumulação de lixo e objetos sem valor, isolamento social, falta de pudor e de cuidados com a higiene pessoal e recusa em receber ajuda. A síndrome não escolhe sexo ou classe social. Apesar de ser conhecida como uma doença da terceira idade, existem relatos desta síndrome em adultos jovens.
 
FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Nenhum comentário: