Jovens da região Norte se reuniram neste último sábado, dia 25, durante a Pré-Conferência da Juventude, no auditório da Secretaria de Administração Regional Municipal Norte (Rua Pastor Muryllo Cassete, 85, São Bernardo), para promover um debate sobre as politicas públicas para a juventude e eleger os dois conselheiros que irão representar a região na V Conferência Municipal da Juventude, que será realizada em Belo Horizonte.
O evento contou com a participação de 80 pessoas. Dentre elas, o professor e pesquisador Sebastião Everton de Oliveira que, na ocasião, ministrou a palestra onde abordou a importância do Conselho da Juventude e da participação dos jovens na construção de políticas públicas de forma a garantir os direitos dessa parcela da população. “É preciso que sejam feitas políticas voltadas para a juventude de forma direcionada. Afinal, são os jovens que irão questionar as bases e construir ideias que atenderão as nossas necessidades, por isso, temos que fazer parte desta construção”, disse.
Valorizar as propostas da juventude e entender as necessidades deste público também é preciso. De acordo com a representante da Coordenadoria da Juventude, Franciele Resende a Pré-Conferência, é de grande importância, pois, por meio delas, é que são eleitos os delegados que discutirão as propostas de interesse dos jovens na Conferência Municipal. “Serão eleitas propostas de cinco eixos temáticos: educação, trabalho e renda, qualidade de vida, direitos humanos, e cultura. Este é o momento dos jovens debaterem sobre as políticas públicas que são voltadas a eles, fazer valer o Estatuto da Juventude”, ressaltou.
Segundo o Gerente da Gerência Regional de Programas Sociais da Regional Norte (GERPS-N), Ademilton Araújo, a Pré-Conferência serviu como um espaço qualificado de discussão sobre as temáticas que envolvem as políticas destinadas aos jovens da capital. "A Pré-Conferência Regional da Juventude é um momento de escuta qualificada e de preparação dos jovens nesta luta incansável pela consolidação e ampliação de direitos para toda a juventude. A Regional Norte cumpriu bem esse papel, pois a participação dos jovens foi expressiva e o debate proporcionou um alto nível de reflexão e proposições", concluiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário