terça-feira, 28 de julho de 2015

Pré- Conferência da Juventude elege representantes da região norte para Conferência Municipal




Jovens da região Norte se reuniram neste último sábado, dia 25, durante a Pré-Conferência da Juventude, no auditório da Secretaria de Administração Regional Municipal Norte (Rua Pastor Muryllo Cassete, 85, São Bernardo), para promover um debate sobre as politicas públicas para a juventude e eleger os dois conselheiros que irão representar a região na V Conferência Municipal da Juventude, que será realizada em Belo Horizonte.

O evento contou com a participação de 80 pessoas. Dentre elas, o professor e pesquisador Sebastião Everton de Oliveira que, na ocasião, ministrou a palestra onde abordou a importância do Conselho da Juventude e da participação dos jovens na construção de políticas públicas de forma a garantir os direitos dessa parcela da população. “É preciso que sejam feitas políticas voltadas para a juventude de forma direcionada. Afinal, são os jovens que irão questionar as bases e construir ideias que atenderão as nossas necessidades, por isso, temos que fazer parte desta construção”, disse.

Valorizar as propostas da juventude e entender as necessidades deste público também é preciso. De acordo com a representante da Coordenadoria da Juventude, Franciele Resende a Pré-Conferência, é de grande importância, pois, por meio delas, é que são eleitos os delegados que discutirão as propostas de interesse dos jovens na Conferência Municipal. “Serão eleitas propostas de cinco eixos temáticos: educação, trabalho e renda, qualidade de vida, direitos humanos, e cultura. Este é o momento dos jovens debaterem sobre as políticas públicas que são voltadas a eles, fazer valer o Estatuto da Juventude”, ressaltou. 

Estudando o 3° período de Fisioterapia na Faculdade Pitágoras, e residindo em Belo Horizonte, há dois anos, a colombiana Yona Diaz, fez questão de participar da Pré-Conferência Norte e, segundo ela, ficou encantada com as políticas publicas municipais. “Percebi que, na Colômbia, as famílias cuidam mais, até mesmo por que lá há uma grande influencia para que os jovens entrem para o tráfico e para o terrorismo. Já, no Brasil, o governo realiza projetos como este. A meu ver, os jovens daqui devem ficar contentes com os serviços oferecidos. Em Belo Horizonte, pelo exemplo, vejo uma assistência voltada para eles, como no caso deste evento, que abre um espaço para a discussão de assuntos importantes. É uma forma de proteger a juventude e eu pretendo levar este modelo e apresentar para o meu país”, afirmou. 

Na oportunidade também foi realizada a votação que elegeu os representantes da Regional Norte no Conselho Municipal da Juventude. Foram eleitos: Hanna Alexandra (titular), e Marcus Filho (suplente). Para Hanna, foi um momento especial e, segundo ela, tentará desenvolver uma representação em parceria com os jovens da região. “Estou muito feliz por ter sido escolhida. A minha intenção é sentar com os jovens do nosso território e desempenhar o meu papel, escutar o que for de interesse da nossa juventude, isso é preciso”, disse. 

Segundo o Gerente da Gerência Regional de Programas Sociais da Regional Norte (GERPS-N), Ademilton Araújo, a Pré-Conferência serviu como um espaço qualificado de discussão sobre as temáticas que envolvem as políticas destinadas aos jovens da capital. "A Pré-Conferência Regional da Juventude é um momento de escuta qualificada e de preparação dos jovens nesta luta incansável pela consolidação e ampliação de direitos para toda a juventude. A Regional Norte cumpriu bem esse papel, pois a participação dos jovens foi expressiva e o debate proporcionou um alto nível de reflexão e proposições", concluiu.

FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Nenhum comentário: