sexta-feira, 10 de julho de 2015

Pré-conferência de Cultura promove debate sobre fortalecimento cultural em áreas descentralizadas


A Prefeitura da Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Regional Norte, realizou no sábado, dia 4 de julho, no Centro Cultural São Bernardo (Rua Edna Quintel, 320, São Bernardo) a Pré-Conferência de Cultura Norte com o tema, “A Cultura na Vida do Cidadão”. O objetivo da pré-conferência é introduzir o debate de forma descentralizada sobre a política cultural para a cidade, junto dos cidadãos, artistas, coletivos, produtores e agentes culturais de diversas linguagens artísticas e manifestações populares. 

O encontro foi aberto a toda população sem necessidade de inscrição prévia. Participaram do evento cerca de 100 pessoas, que, deram inicio as discussões que irão servir de subsidio para a 4ª Conferência Municipal de Cultura, que será realizada no mês de agosto. 

As Conferências são espaços para o encontro entre cidadãos, grupos e artistas organizados em cada região e no entorno dos equipamentos culturais e representantes dos governos para discutir e apontar propostas com o enfoque mais setorizado e voltado para as demandas locais. 

Estiveram presentes na pré-conferência, o secretário Adjunto da Regional Norte, Luiz Otávio Alves de Carvalho, a Coordenadora do Departamento de Articulação e Informação (DPAI) da Fundação Municipal de Cultura, Selzimar Trindade de Araújo, o coordenador do Centro Cultural são Bernardo, Leandro Dias, o Leo dias. Também estiveram presentes o gerente de Politicas Sociais Norte, Ademilton Araújo e o representante do conselho Municipal de Cultura, Luiz Carlos Gomes Luciano. Na ocasião o grupo de teatro do Programa Arte da saúde fez uma apresentação de dança para os presentes, além disso, o artista Glaydson de Paula apresentou a esquete teatral “Palestrinha sobre a Felicidade”. O secretário adjunto iniciou a reunião parabenizando os presentes e falando sobre a difícil tarefa de se fortalecer a cultura regional em um mundo globalizado. “Não é fácil fazer com que a cultura se mantenha com suas raízes, como fez o mestre Conga durante todo esse tempo, principalmente, neste mundo globalizado. A Pré-Conferência é o espaço para que isso aconteça, onde o gestor público discute como manter e fortalecer essa política pública”, afirmou. 

Para a discussão os participantes se dividiram em dois grupos. O primeiro grupo ficou responsável por debater o tema: “Sistema de financiamento da Cultura: Diretrizes para o gasto público com foco na inclusão social, acessibilidade, representação e sustentabilidade”. Já o segundo grupo discutiu “Participação, Cidadania e Controle Social: Formação de publico” e o “Sistema de financiamento da Cultura: Diretrizes para o gasto público com foco na democratização, diversidade cultural e descentralização”. 

Para Leo Dias, coordenador do Centro Cultural São Bernardo, o principal objetivo da pré-conferência é discutir a promoção da cultura, o fortalecimento dos movimentos culturais e dos espaços de fomentação de cultura como os Centros Culturais na região norte. “A Pré-Conferência é um espaço de discussão entre a comunidade e o poder público, onde são apresentadas as demandas em âmbito regional voltadas para os anseios dos envolvidos. Ela é muito importante, pois definirá propostas que serão levadas para discussão na Conferência Municipal de Cultura, que acontecerá em Belo Horizonte no mês de Agosto”, disse. 


4º Conferência Municipal de Cultura 

Marcada para acontecer de 21 a 23 de agosto de 2015, a 4ª Conferência Municipal de Cultura terá como tema “A Cultura na Vida do Cidadão”. Este é o fórum mais importante para a formulação e implementação de políticas públicas para a cultura, contando com o debate social junto de cidadãos e produtores culturais do município, além de ser também o espaço para a eleição de delegados para a Conferência Estadual de Cultura.

FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Nenhum comentário: