quarta-feira, 8 de julho de 2015

Servidores da educação Norte são capacitados para o combate à dengue



Com o intuito de capacitar os profissionais da educação da Região Norte para o combate à dengue, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Gerência de Zoonoses da Regional Norte (GERCZO), realizou, no dia 1º de julho, a capacitação para os brigadistas das Escolas Municipais, Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs), creches conveniadas e instituições socioeducativas. 

Na ocasião, os participantes tiveram uma palestra que foi ministrada pelo Gerente de Zoonoses da Regional Norte, Diogo Portela, e, além disso, assistiram a um teatro intitulado: “O inimigo Voador”, realizado pelos alunos do primeiro ciclo da Escola Municipal Herbert de Souza (Avenida Um, 320, Novo Aarão Reis), coordenados pelas professoras Suzana Coelho Lemos e Eliane Soares Rocha. 

A diretora da escola, Iolane Vieira Albino, que também esteve presente na capacitação, falou sobre a importância de trabalhar o tema com as crianças. “O trabalho na escola é realizado como um todo. Entretanto, neste ano focamos no primeiro e segundo ciclos, diferente do ano passado que atendemos até o terceiro. A intenção foi de orientar as crianças mais novas e, por isso, fizemos um trabalho mais lúdico, voltado para brincadeiras, teatros, oficinas, que tendem ser mais eficazes no sentido de atingir melhor o nosso objetivo, que é conscientizar sobre essa doença que assola o país. O norte do trabalho é esse, da conscientização sobre os perigos da dengue”, explicou.
 
A Regional Norte desenvolveu uma série de ações para garantir a efetividade do combate à dengue, como a formação de brigadas contra a dengue. A criação da Brigada Contra a Dengue partiu de uma ideia da Gerência de Zoonoses juntamente com a Gerência Distrital de Saúde Norte. Os brigadistas, servidores da Prefeitura, irão atuar nas Escolas Municipais, nas Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e na Secretaria Regional Norte, monitorando semanalmente os equipamentos públicos da região e identificando possíveis situações que favoreçam a proliferação do mosquito da dengue. 


Cada equipamento terá três brigadistas responsáveis por fiscalizar a área interna e externa do local, identificando se existem possíveis situações favoráveis ao Aedes Aegypti. Durante a vistoria, o brigadista deve preencher um checklist sobre a dengue e enviar para o gestor da unidade para que sejam tomadas as providências, caso seja necessário. Na região norte foram notificados até o momento 4.263 casos de dengue. Destes 2.085 casos foram confirmados, 1.342 estão aguardando resultado e 836 descartados.

FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Nenhum comentário: