quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Equipe do Centro de Saúde Floramar comemora resultado positivo em trabalho com Hipertensos e Diabéticos


O Grupo de Hipertensos e Diabéticos do Centro de Saúde do Floramar está comemorando os resultados positivos obtidos com o trabalho desenvolvido pela Equipe Verde com pacientes da unidade. O grupo criado em 2009, foi desenvolvido neste semestre pela enfermeira Verônica Amorim Rezende e planejado desde fevereiro, a partir do Planejamento Estratégico Situacional (PES), com a identificação e classificação de risco dos pacientes hipertensos e diabéticos da unidade. 

Participaram do grupo os usuários que tiveram classificação alta e regular de risco cardíaco pelo Escore de Framingham, método de avaliação de risco cardiovascular em pacientes hipertensos e, ou sem doença cardíaca aparente que, permite identificar os fatores que contribuíam para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares. De acordo com a enfermeira, a equipe verde atende a 3.498 usuários, destes, 458 foram identificados como hipertensos, e 108 diabéticos, no entanto, somente 10% receberam classificação de risco elevada. 

Verônica ainda explicou que além desses pacientes, também foram convidados outros que possuem boa adesão em grupos educativos. “Além dos usuários que tiveram classificação de risco de Framingham nos grupos elevado e moderado, também chamamos os usuários que possuem boa adesão à grupos educativos desenvolvidos anteriormente, com o intuito de motivar os demais usuários”, pontuou. 

De acordo com a enfermeira foram realizados ao todo, quatro encontros com abordagem interdisciplinar sendo cada um com a participação de aproximadamente 40 usuários. O grupo também contou com a colaboração de diversos profissionais: uma assistente social, uma farmacêutica, um educador físico, um técnico em saúde bucal, uma nutricionista, uma enfermeira e o clínico geral da equipe. Veronica informou que foram elaboradas fichas de acompanhamento atualizadas a cada encontro com medida dos níveis pressóricos e glicêmicos, para o posterior agendamento de consultas a partir dos resultados, caso fosse necessário. 

Conforme a profissional a abordagem realizada com o grupo teve como base a pedagogia problematizadora, proposta por Paulo Freire, educador, pedagogista e filósofo brasileiro, em que os usuários se tornam pró-ativos, com estimulo a autonomia e responsabilização pelo cuidado. “Foi feita uma proposta de abordagem de forma dialógica com os temas: Autonomia e Corresponsabilidade no tratamento dos usuários portadores de doenças Crônicas; Recolhimento de dúvidas dos usuários para dinâmica; Atividade Física; Alimentação Saudável; Cuidados Gerais com as Patologias; Cuidados de Saúde Bucal e Auto Cuidado”, destacou a enfermeira. 

A aposentada moradora do bairro Floramar, Julita Inácia de Freitas, contou que participou de todas as atividades oferecidas pelo grupo. Para ela o trabalho foi excelente. “Sempre tive pressão muito alta, e agora ela está controlada. Eu procuro cuidar da minha saúde, e com o grupo aprendi muita coisa sobre hipertensão e alimentação saudável. O medico que nos atendeu foi muito atencioso, os enfermeiros, os dentistas, psicólogo, nem se fala, a equipe toda está de parabéns”, ressaltou. 

Para fechar as atividades do semestre, foi realizado um encontro do grupo com uma programação especial para os usuários. A abertura do encontro contou com o treinamento perfumado do Lian Gong, uma dinâmica sobre alimentação saudável com perguntas e respostas acerca dos mitos e verdades sobre a Hipertensão e Diabetes, bingo, momento da beleza (cuidados com a pele e saúde dos pés) e dinâmica para reflexão. “Foi essencial para o desenvolvimento do grupo a parceria e apoio que tivemos dos profissionais do NASF e da assistente social da unidade, Gislene nogueira de Oliveira”, afirmou a enfermeira. 

Verônica ainda destacou os resultados alcançados. “Conseguimos obter resultados positivos na saúde dos usuários que foram confirmados por meio de acompanhamento medico. No primeiro encontro registramos 14% dos usuários com pressão arterial acima de 160/90 mmhg e após os encontros este percentual caiu para 5,7%. Já em relação à glicemia capilar considerou-se uma melhora em 22% dos pacientes que mantiveram acompanhamento”, informou. 

Congresso de Enfermagem
O projeto e os resultados obtidos com o grupo foram encaminhados para o 67º Congresso Brasileiro de Enfermagem, que ocorrerá concomitante com o 4º Colóquio Latino-Americano de História de Enfermagem (CLAHEn) em São Paulo, entre 27 e 30 de outubro de 2015, no Centro de Convenções Anhembi, informou a enfermeira. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Enfermagem - ABEn Nacional e realizado pela ABEn Seção SP, tendo como tema: “Para onde caminha a Enfermagem Brasileira?”.
FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Nenhum comentário: