sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Pré-Conferência de Assistência Social Norte reúne mais de 200 pessoas no CRAS Novo Aarão Reis



A Prefeitura de Belo Horizonte,por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social (SMAAS), e o Conselho Municipal de Assistência Social e Regional Norte, promoveu na quinta-feira, dia 05, a Pré-Conferência de Assistência Social Norte. O evento foi realizado no CRAS Novo Aarão Reis (Avenida Risoleta Neves, n° 347, Bairro Novo Aarão Reis) e teve o intuito mobilizar a sociedade civil e promover um espaço de discussão e reflexão sobre as transformações sociais, como estratégia na garantia dos direitos das pessoas. O encontro serviu, ainda, para levantar desafios que serão trabalhados nas reuniões das comissões locais de assistência social (CLAS) e eleger os delegados que representarão a região Norte na XI Conferência Municipal de Assistência Social, que acontecerá nos dias 21 e 22 de agosto. 

A abertura do evento aconteceu no auditório do CRAS, estiveram presentes o Secretário de Administração Regional Municipal Norte, Elson Alipio Junior, o Gerente de Políticas Públicas Sociais Norte, Ademilton Araújo, o Gerente do Distrito Sanitário Norte, Moisés Gonçalves de Oliveira, o Gerente Regional de Assistência Social Kleiton Ferreira, o Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS/BH), Márcio Caldeira, o Conselheiro Titular, representante dos usuários CMAS/BH, Nivaldo Costa e a representante dos trabalhadores do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) da Regional Norte, Francielly Caetano Ferreira. 

O Secretário Regional Norte iniciou sua fala cumprimentando os presentes e ressaltando a importância da realização da Pré-Conferência. “É muito importante estarmos reunidos aqui hoje, pois, este é um espaço de envolvimento de todos, para analisarmos o trabalho que vem sendo desenvolvido e elaborarmos propostas, com o objetivo de garantir uma vida com dignidade e diminuir a desigualdade, a fim de promover a justiça, por meio da mediação das políticas públicas, mas, pra que isso aconteça, é preciso a participação popular”, disse. 

Ainda, de acordo com Elson, Belo Horizonte se destaca no papel da assistência social, pois apesar das barreiras enfrentadas, principalmente no repasse de recursos dos governos estadual e federal, o município está se empenhando em continuar com a qualidade dos serviços oferecidos à população. “Diante da situação econômica que o País está enfrentando, a meta é planejar sem deixar de avançar com as ações e projetos que já estão em andamento. O objetivo desta reunião é debater com os diversos os segmentos envolvidos, e estabelecer pacto para alcançar metas e prioridades, além de abrir um espaço importante de troca de experiências”, pontuou. 


A luta pela consolidação das políticas públicas da assistência social é antiga e protagonizada por atores que, ao longo dos anos, buscam o fortalecimento nesta área. Neste ano, têm-se o desafio de ir além dos resultados alcançados e projetar o direcionamento para a próxima década. Para não haver retrocesso, o planejamento é essencial, como ressaltou o Gerente de Políticas Sociais da Regional Norte, Ademilton Araújo. “Temos a possibilidade de articular as ações que vão beneficiar nosso município e nossa região. É um momento de colocar o discurso em prática e fazer o melhor para nossa população no plano decenal de 2016/2026”, afirmou. 

Na ocasião, os participantes puderam assistir a duas palestras temáticas. O Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS/BH), Márcio Caldeira, ministrou a temática 01, intitulada: “Controle Social, as instâncias de participação e a Conferência Municipal de Assistência Social”, e a Coordenadora do Espaço BH Cidadania / CRAS Vila Biquinhas, Ana Cristina da Silva, trabalhou a temática 02, que trouxe o tema: “10 anos de SUAS: um retrato de sua regional”. Segundo Caldeira, “este evento faz parte de uma agenda de um modelo de participação democrática, sendo um instrumento fundamental, pois, introduz os elementos de discussão e formam os delegados que buscarão recursos para os anseios e necessidades da comunidade”, explicou. 

Os participantes foram divididos em quatro eixos temáticos: Dignidade Humana e Justiça social: princípios fundamentais para a consolidação do SUAS no pacto federativo; Participação Social como fundamento do Pacto Federativo no SUAS e Assistência Social como direito no âmbito do pacto federativo; Primazia da responsabilidade do Estado: por um SUAS Público, Universal, Republicano e Federativo e Qualificação do Trabalho no SUAS na consolidação do Pacto federativo. Ao final do evento foram eleitos 53 delegados divididos entre usuários, trabalhadores e entidades que irão representar a região Norte na Conferência Municipal. 

A representante dos trabalhadores do SUAS, ressaltou a importância da participação dos trabalhadores na pré-conferência. “A participação dos trabalhadores nas conferências é fundamental para o exercício de avaliação do plano decenal e de suas metas. Somos nós que movimentamos as demandas requisitadas pelos nossos usuários na tentativa de garantir o acesso aos direitos sócios assistenciais”, enfatizou. 

Para o Gerente Regional de Assistência Social, Kleiton Ferreira, a Pré- Conferência é um momento único de avaliação da qualidade da execução dos serviços ofertados pela rede socioassistencial regional. “É gratificante proporcionar esse rico espaço onde podemos discutir e fomentar os desafios enfrentados pela Assistência Social. Hoje vivemos vários avanços na Política Pública de Assistência Social, especialmente a Lei de regulamentação do SUAS que foi publicada no dia 29 de julho deste ano, essa lei é de suma importância para o aprimoramento da gestão, do controle social e da oferta dos serviços, benefícios, programas e projetos socioassistenciais aos cidadãos de nossa cidade”, concluiu.

FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Nenhum comentário: