sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Pré-Conferência discute políticas públicas para mulheres da região Norte





Com o intuito de contribuir para o fortalecimento das políticas públicas para as mulheres, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Regional Norte, Secretaria Municipal de Políticas Sociais, da Secretaria Adjunta de Direitos de Cidadania, da Coordenadoria dos Direitos da Mulher e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, realizou na terça-feira, dia 11, a Pré- Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres – Regional Norte com o tema: "Mais direitos, participação e poder para as Mulheres". 

O evento aconteceu no auditório da Regional Norte (Rua Pastor Muryllo Cassete, 85, São Bernardo) e contou com a participação de cerca de 150 pessoas. Dentre elas, o Secretário Adjunto de Administração Regional Norte, Luiz Otávio Alves de Carvalho; o Gerente de Políticas Públicas Sociais Norte, Ademilton Araújo; a Gerente Pedagógica, Shirley Miranda; a Gerente Regional de Saúde, Tatianne Carvalho; a Coordenadora da Coordenadoria Municipal dos Direitos da Mulher – COMDIM, Cláudia Monteiro Rocha; a Representante do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Ludmila Lage Otoni, e a Presidente da Associação das Mães Chefes de Família do Estado de Minas Gerais e Representante das mulheres da região Norte, Lúcia Helena de Melo Batista. 

Segundo a Coordenadora Municipal dos Direitos da Mulher – COMDIM, Cláudia Monteiro Rocha, o encontro se diferenciou dos demais já realizados na capital, devido a forte participação dos grupos culturais existentes no território. “A Regional Norte é conhecida pela predominância de grupos como os dos ciganos e os quilombolas. Esses grupos estão tendo um tratamento diferenciado nessa conferência porque ela visa realmente fazer um balizamento dos direitos das mulheres, tendo a clareza de que a minoria é discriminada dentro da própria temática feminina. E aqui na regional esses grupos têm voz e voto, com isso eles se encontram condensados”, explicou. 

A Representante das Mulheres da Região Norte e Presidente da Associação das Mães Chefes de Família do Estado Minas Gerais, Lúcia Helena, ressaltou a importância da mobilização feminina. “A participação das mulheres é importante para buscar benefícios e políticas públicas para ajudar a combater os problemas das mães, chefes de família da região. Nós atendemos várias demandas na associação e vemos que há uma necessidade de defender os direitos das mulheres da nossa região”, afirmou. 

Na ocasião a Superintendente Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher da Secretaria dos Direitos Humanos, Cidadania e Participação Popular, Isabel Lima, apresentou os eixos temáticos da 4ª conferência municipal de politicas para as mulheres. Já a Coordenadora Municipal de Direitos Humanos, da Secretaria de Direitos de Cidadania, Luciana Crepaldi , que ministrou a palestra: Equipamentos e Políticas Públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal. 

Após as palestras os participantes se dividiram em quatro eixos de discussão: Contribuição dos Conselhos dos Direitos da Mulher e dos Movimentos Feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades; Estruturas Institucionais e Políticas Públicas desenvolvidas para mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios; Sistema Político com participação das mulheres e igualdade e Sistema nacional de política para as mulheres. 

Após a discussão, foram eleitos, 23 delegados, que representarão a Regional Norte na IV Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, que acontecerá em Belo Horizonte nos dias 4 e 5 de setembro, na Câmara Municipal de Belo Horizonte. 

As pré-conferências estão acontecendo nas nove regionais da capital. Elas são abertas ao público, a todas as instituições e organizações que atuam em defesa dos direitos das mulheres e que tenham interesse em contribuir com o debate e apontar prioridades na construção de políticas públicas para as mulheres do município.
FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Nenhum comentário: