quinta-feira, 3 de setembro de 2015

6º Festival Regionalizado das Escolas Integradas e Mostra Cultural da EJA atraem cerca de 5 mil pessoas na Norte


Com o objetivo de valorizar e incentivar o trabalho dos alunos e a cultura negra, a Regional Norte por meio da Gerência Regional de Educação (GERED-N), realizou nos dias 27 e 28 de agosto, o 6º Festival Regionalizado de Escolas Integradas e a Mostra cultural da EJA 2015. Os eventos aconteceram em três locais distintos, nos parques Nossa Senhora da Piedade (rua Rubens de Souza Pimentel, 750, Aarão Reis) e Primeiro de Maio (rua Joana D’Arc, 190, Primeiro de Maio) e no EBHC/CRAS Novo Aarão Reis (Avenida Risoleta Neves, 347, Novo Aarão Reis ). Participaram dos dois dias de atividades cerca de cinco mil pessoas da comunidade escolar e servidores da PBH.

O festival, que está em sua sexta edição, é promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SMED) em parceria com a Regional Norte, Secretaria de Abastecimento, Fundação de Parques Municipais, Guarda Municipal, a Policia Militar e o Sesc. O evento organizado pela Gerência regional de Educação, teve o intuito de divulgar os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano nas oficinas das Escolas Integradas das instituições de ensino da região, buscando dar maior visibilidade ao talento dos alunos. 

O tema escolhido para este ano foi “De corpo inteiro a África é Aqui”. No primeiro dia de atividades, cada escola ficou responsável por expor os trabalhos desenvolvidos pelos alunos nas oficinas em barracas temáticas relacionadas ao universo afro-brasileiro e africano. Já no segundo dia, cada unidade preparou uma apresentação artística ou cultural com o apoio dos oficineiros, professores comunitários e monitores. 

Segundo a acompanhante do Programa Escola integrada da Regional Norte, Faraildes Suely Gomes de Araújo, O que não faltou foi entusiasmo dos alunos devido a riqueza do tema. “Esse ano a Lei Federal nº 10.639, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nas escolas de Ensino Fundamental e Médio está fazendo 10 anos de existência e, em todo o decorrer do ano, vamos trabalhar o tema com os alunos também na escola integrada. As vinte escolas da Norte abraçaram a temática e cada uma procurou desenvolver os trabalhos de acordo com a idade dos alunos, com o ciclo e etc”, disse. 

Alunos de 6 a 14 anos, das 20 Escolas Municipais da região, participaram dos dois dias de atividades. Barracas com exposição de trabalhos de arte, brincadeiras, pintura facial, brinquedos infláveis e apresentações culturais foram algumas das atividades do encontro deste ano. A coordenadora do Programa Escola Integrada da Escola Municipal Hebert José de Souza, Maria Alice Maia, ressaltou a importância da interação dos alunos neste trabalho. “Esse encontro é um momento de troca de experiências mesmo; de interação entre diretores das escolas, professores, monitores e alunos das escolas. Para mim esse encontro tem uma palavra que pode defini-lo, e é a palavra socialização”, afirmou. 

De acordo com a Gerente do Programa Escola Integrada Norte, Aline Regina Gomes, o Festival deste ano teve o intuito de fortalecer o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana e ensinar aos alunos sobre importância dessa cultura na formação da sociedade. “É muito importante nos apropriarmos do tema: a África é aqui, pois é fundamental que os alunos compreendam que temos que valorizar as nossas origens”, disse. Aline também destacou a importância do trabalho na formação dos alunos. “O festival além de proporcionar aos alunos uma forma de desenvolver suas capacidades corporais e emocionais, por meio das atividades, mostra a expressão cultural da região. Este é um trabalho de reforço da autoestima, autoimagem e autoconfiança deles. Um meio onde é possível, de fato, integrar todas as escolas do território, são aprendizados fundamentais que essas crianças e adolescentes vão levar pra vida inteira”, explicou. 

Mostra cultural da EJA 

Neste ano a programação do 6º Festival das Escolas Integradas contou também com a inclusão das turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) por meio de uma parceria com a Mostra Cultural da EJA. O evento foi realizado no dia 27, no CRAS Novo Aarão Reis durante a 5ª Cultural, realizada no equipamento semanalmente e contou com a participação de aproximadamente 600 pessoas. Estiveram presentes no local a gerente regional de educação, Shirley Miranda, a gerente pedagógica da GEREDN, Sandra Colares e a vice-diretora do Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (CAPE), Eunice Magaret Coelho juntamente com os membros da comissão organizadora do evento. 

Na ocasião os presentes puderam se deliciar com comidas de origem africana além de participar de diversas atividades culturais como exposição de esculturas, pintura, roda de capoeira (E.M Professor Daniel Alvarenga), dança afro (E.M Minervina a Augusta) apresentação teatral e de dança contemporânea do grupo VIVAZ Circo Contemporâneo (Jardim Felicidade), apresentação da turma da EJA da E.M Rui da Costa Val, contação de história, apresentação de tambores, poesia, candombe e batuque, do Quilombo Mato do Tição entre outras. 

Na região Norte, 1.268 alunos estão matriculados na EJA. São 45 turmas das quais 41 funcionam em Escolas Municipais e quatro turmas externas.


Escola Integrada 

O programa Escola Integrada faz parte da política municipal de BH que estende o tempo e as oportunidades de aprendizagem para as crianças e os adolescentes do Ensino Fundamental das escolas municipais, oferecendo atividades diversificadas nas áreas de esporte, cultura e lazer, além de intervenções pedagógicas e um reforço na alimentação. Na Regional Norte, mais de quatro mil alunos são atendidos por essa política.

Os presentes puderam se deliciar com comidas típicas oferecidas pelas escolas.

FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Nenhum comentário: