sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Fórum apresenta as propostas aprovadas na IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa


A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Gerência Regional de Assistência Social Norte, realizou na ultima semana (26), o Fórum da Terceira Idade. O evento aconteceu no auditório da Regional Norte (Rua Pastor Muryllo Cassete, nº 85, bairro São Bernardo) e contou com a presença de aproximadamente 80 participantes. O Fórum do mês de agosto teve como tema a apresentação das propostas que tiradas na IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, realizada nos dias 09 e 10 de julho.

Durante o evento, o gerente de Politicas Sociais da Regional Norte, Ademilton Araújo, falou sobre trabalho de assistência social voltado para os idosos desenvolvido no território e parabenizou o esforço dos trabalhadores que atuam diretamente na realização dos encontros. “A Prefeitura de Belo Horizonte preocupa em atender as demandas do público idoso, mas claro, que nada seria possível, não tivéssemos pessoas comprometidas para fazer um trabalho cada dia melhor e, por isso, a participação dos idosos nesse processo é fundamental”, disse. 

A apresentação cultural do encontro ficou por conta do palhaço Tomate, que de forma descontraída abordou um assunto serio, os perigos do trânsito. A narrativa serviu para alertar os idosos sobre possíveis acidentes nos trajetos realizados no dia a dia e, com uma pitada de humor, divertiu os presentes com a apresentação. 

Segundo o aposentado João Geraldo Machado, morador do bairro Floramar e participante ativo dos eventos voltados para a terceira idade na regional Norte, o encontro clareou algumas dúvidas que ainda existiam. “O que eu mais gosto do fórum é que aqui ficamos sabendo de tudo que acontece, ou seja, adquirimos conhecimento do que sucedem nas esferas municipal, estadual e federal. Estou muito satisfeito com o trabalho realizado por nossa regional, isso é muito importante, pois vejo o empenho de todos”, afirmou. 

Já, a aposentada Lázara Elena Santana, moradora do bairro Tupi, destacou que é por meio do fórum que ela aprende sobre os direitos dos idosos. “Eu adoro todas as nossas reuniões, mas, a meu ver, hoje foi ainda mais especial, por que foi falado de alguns direitos que eu não conhecia e nem sabia como proceder para os exigi-los quando necessário, agora sim, estou por dentro do assunto”, disse. 

De acordo com o gerente de Assistência Social da Regional Norte e organizador do fórum, Kleiton Ferreira, o encontro serviu para esclarecer as possíveis dúvidas dos idosos, principalmente, dos que não participaram da Conferência Municipal. “O Fórum da Terceira Idade tem esse caráter de informação, pois, por meio dele, levamos as notícias, as pautas mais pertinentes aos idosos. Este é um processo no qual oferecemos os esclarecimentos necessários para que eles possam compreender sobre os diversos assuntos e participam efetivamente das políticas voltadas a eles”, concluiu. 

O Fórum 

O Fórum da terceira Idade discute os direitos e deveres dos idosos na sociedade. O objetivo do encontro é proporcionar interatividade e promover uma melhoria contínua no convívio social do idoso. O evento é realizado toda última semana do mês, de fevereiro a dezembro, onde são realizadas palestras com temas variados, visando disseminar informações de utilidade pública.



FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Nenhum comentário: