sexta-feira, 4 de setembro de 2015

IGAM autoriza a PBH a utilizar águas superficiais



As águas superficiais são provenientes
 de nascentes e cursos d’água formados por elas.
A Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Secretaria de Meio Ambiente, recebeu no inicio deste mês a autorização do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) para fazer o uso de 10 pontos de águas superficiais da cidade. 

As certidões de registro de uso da água aprovadas pelo IGAM permitem que a administração utilize a água para rega de canteiros, jardins e praças, limpeza de vias públicas, pequenas obras e outras necessidades que não sejam para consumo humano. “É um grande avanço para a cidade. Ao invés de utilizarmos água da Copasa, como fizemos ao longo de todos esses anos, vamos utilizar mais uma forma alternativa de captação de água, como por exemplo, a que já estamos fazendo na rodoviária e outros locais”, afirmou o vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente, Délio Malheiros.

Ao todo sete Regionais farão captação de água: Norte, Venda Nova, Nordeste e Noroeste com um ponto e Barreiro, Oeste e Pampulha, com dois pontos de captação. 

Captação na região Norte 

Na norte a captação será feita em uma nascente localizada no Parque Nossa Senhora da Piedade, bairro Aarão Reis. A certidão do IGAM permite a Regional Norte retirar 1 litro de água por segundo (l/s), durante 8 horas. As águas superficiais são provenientes de nascentes e cursos d’água formados por elas. 

De acordo com o Secretário Adjunto e Ponto Focal do Grupo Executivo para Uso Sustentável de Água (GEUSA) da Regional Norte, Luiz Otávio Alves de Carvalho, a regional poderá utilizar até 28m³ de água por dia, o que é equivalente a quarto caminhões pipa, entretanto, serão suficientes apenas 14m³ de água para a execução destes serviços, incluindo a irrigação da área verde do parque. 

Luiz Otávio esteve neste sexta, dia 04, visitando o  local.
Luiz Otávio explicou que após a formação do GEUSA, várias alternativas foram trabalhadas no intuito de diminuir o consumo de água da prefeitura por meio do uso sustentável, uma delas foi a solicitação ao IGAM da outorga de direito de uso dos recursos hídricos; um instrumento legal que assegura a utilização. “Essa autorização vai permitir que a regional promova a irrigação das praças e dos nossos canteiros centrais, assim como fazer pequenas intervenções que antes utilizavam a água da Copasa. Com isso além de conseguirmos uma economia de água, estaremos promovendo de fato, o uso mais consciente da água dentro do nosso território”, informou. 

A regional Norte iniciará a captação na nascente no inicio da segunda semana de setembro.



Parque Nossa Senhora da Piedade é conhecido por sua beleza e preservação. 

FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Nenhum comentário: