terça-feira, 8 de setembro de 2015

Belo Horizonte inicia a segunda etapa de vacinação contra o HPV

Começa hoje, terça-feira (08), em toda capital, a segunda etapa da vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), que previne o câncer de colo de útero, para meninas de 9 a 11 anos. Em Belo Horizonte deverão ser vacinadas 48.480 meninas nessa faixa etária cumprindo o esquema vacinal que estabelece a aplicação da segunda dose após seis meses à primeira. O objetivo é atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS), que preconiza uma cobertura de pelo menos 80% da população do público-alvo.

Na primeira etapa de vacinação, que ocorreu entre 3 a 31 de março, foram vacinadas 35.488 adolescentes, o equivalente a 73,2% do público-alvo. As meninas dessa faixa de idade que ainda não tomaram a primeira dose também podem se vacinar. Nesse caso, tomam a primeira dose agora e a segunda daqui a seis meses. 

A vacina é aplicada nos 147 centros de saúde da capital. Na região Norte os 19 Centros de Saúde estarão oferecendo a vacina gratuitamente. Pais e adolescentes devem ficar atentos aos dias de vacinação. Para se vacinar a adolescente deverá apresentar um documento de identidade e o cartão de vacinação para receber a dose. Mulheres de 14 a 26 anos portadoras de HIV/Aids também poderão receber a vacina. É importante ressaltar a segurança da vacina e que efeitos colaterais são leves e pouco frequentes. 

Em 2014, o Ministério da Saúde iniciou a implantação da vacina HPV no Calendário Nacional de Vacinação com a introdução da vacina quadrivalente contra o papilomavírus humano (HPV) nos SUS. Essa implantação é realizada de forma gradativa, contemplando faixas etárias específicas a cada ano. Em 2014 foram as adolescentes de 11 a 13 anos. Em 2015, está sendo feita a vacinação nas meninas de 9 a 11 anos. De 2016 em diante serão as meninas de 9 anos de idade. 

Papiloma Vírus Humano (HPV) 

O HPV é um dos principais causadores do câncer de colo uterino, ao todo existem mais de cem tipos do vírus, sua transmissão ocorre principalmente por meio de relações sexuais, pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas.

FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Nenhum comentário: