quinta-feira, 24 de setembro de 2015

“Acessibilidade Promove a Inclusão” é tema da 21ª Semana da Pessoa com Deficiência na Regional Norte


A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Regional Norte promoveu, na quarta-feira, dia 23, uma roda de conversa em comemoração a 21ª Semana da Pessoa com Deficiência. Diversas atividades marcaram a semana dentre elas a exposição de fotos e trabalhos dos alunos das escolas municipais da Regional Norte com o tema inclusão, a apresentação da bailarina Isadora que faz parte do projeto comunitário da Creche Comunitária Dom Guisane e um bate papo com a professora da rede estadual e municipal de Santa Luzia, Maria da Conceição Souza Lima, que, abordou a importância de se garantir cidadania promovendo o acesso das pessoas com deficiência aos mais diversos bens e serviços ofertados pelo município. 

A professora emocionou a todos os presentes com a sua historia de superação. Ela tem deficiência auditiva e trabalha há mais de 25 anos dando aulas na cidade de Santa Luzia. Segundo Sãozinha, como carinhosamente é chamada, o primeiro trabalho a se desenvolver na sala de aula é com a autoestima desses alunos. “Desse modo, eles se sentem capazes e pensam: ‘Eu posso, eu vou fazer”, destacou. 

O evento foi realizado pela Coordenadoria do Direito da Pessoa com Deficiência juntamente com a Gerência de Politicas Sociais, Gerência Regional de Atendimento Social/ Proteção Social Básica (GERASOC /GERASC) em parceria com a Gerência Regional de Educação (GERED), no auditório da Regional Norte (Rua Pastor Muryllo Cassete, 25, bairro São Bernardo), com o objetivo de promover um amplo debate sobre a importância da participação das pessoas com deficiência na sociedade. 

Durante a atividade as profissionais da Equipe de Apoio á Inclusão da Regional Norte, Cristina Ramiro, Edilene Lopes de Almeida e Regina Celia Azevedo Vilaça destacaram o avanço da população na conscientização da inclusão social. Para elas a escola é um meio transformador dos sistemas sociais. Neste sentido é preciso refletir sobre seu papel e buscar alternativas para superar suas dificuldades. 

De acordo com, Cristina, para promover a inclusão deve-se considerar o potencial de cada aluno e não suas limitações. “A escola se torna inclusiva quando ela acredita no ser humano, considerando seu potencial e não seus impedimentos, onde não só as crianças com deficiência possam conquistar a sua participação na sociedade, mas todos os educandos, educadores tenham o direito de exercer a sua cidadania”, disse. 

Participaram da atividade certa de 50 pessoas dentre gestores sociais, pedagogos, alunos com deficiência, pais e professores. A 21ª Semana da Pessoa com Deficiência deste ano teve como tema “Acessibilidade promove a Inclusão”. A comemoração teve início no dia 19 de setembro, às 9h30, no Parque Municipal Américo Gianetti (av. Afonso Pena, s/nº, Centro). Palestras, oficinas, ruas de lazer, feiras de artesanato, cursos, conferências e seminários fizeram parte da programação, e vai até o dia 26 de setembro.


FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Nenhum comentário: