sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Profissionais de Saúde participam de capacitação na Regional Norte


A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Regional Norte, realizou nesta última terça-feira, dia 22, uma capacitação direcionada aos profissionais de Saúde da Regional Norte. O evento foi promovido pelo Distrito Sanitário Norte, por meio de uma parceria entre a Gerência Distrital de Atenção à Saúde Norte (GERASA) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), e contou com a participação de cerca de 70 profissionais.

O encontro aconteceu no auditório da Regional Norte (Rua Pastor Muryllo Cassete, 85, São Bernardo) e teve como objetivo alinhar todos os procedimentos e consolidar os protocolos no recebimento de pacientes suspeitos de doenças sexualmente transmissíveis - DST’s. Estiveram presentes na capacitação vários profissionais da área da saúde, dentre eles, enfermeiros, técnicos de enfermagem, referências técnicas e gestores. 

Na ocasião, a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento da PBH (CTA), formada pelos servidores: o psicólogo Luís Fernando França, a assistente social Heliana Moura, a enfermeira Priscila Paiva e a farmacêutica Rosângela Ferreira, abordou pontos de melhorias para um atendimento mais adequado aos pacientes suspeitos ou portadores de alguma doença sexualmente transmissível e, além disso, esclareceu as dúvidas dos profissionais envolvidos no evento, a fim de orientá-los sobre a importância do sigilo das informações fornecidas nas unidades de saúde do território. 

A assistente social do CTA, Heliana Moura, fez uma demonstração sobre o modo correto de uso de preservativos, e falou da atenção que precisa existir nos atendimentos, principalmente, para com os adolescentes e o público LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros). “Precisamos quebrar o tabu e fazer a nossa parte. Os adolescentes podem fazer testes, sem a presença de um responsável, a partir dos 13 anos de idade. Sendo assim, devemos orientá-los sempre sobre a importância do uso do preservativo, pois, é a alternativa mais adequada para prevenirmos das DST(s). Além disso, temos que compreender o nome social das pessoas e trata-las conforme solicitado por elas, um meio de evitarmos possíveis constrangimentos”, pontuou.

A técnica de enfermagem Mayara Estanislau, que trabalha no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), fez questão de participar do encontro e destacou a importância da capacitação. “Trabalhando com a urgência, não fico responsável pela realização de testes pra saber se a pessoa é portadora ou não de alguma doença sexualmente transmissível, porém, prestamos atendimentos aos pacientes com estados agravados dessas doenças, por isso, conhecer melhor sobre elas e a maneira como devemos agir com os pacientes é essencial”, afirmou. 

Para o psicólogo Luís Fernando França, a mobilização serviu para sensibilizar os profissionais de saúde da região norte. “É preciso orientar aos profissionais que qualquer tipo de comentário relacionado à saúde de algum paciente pode gerar transtorno, e, obviamente, manter o sigilo das informações é essencial, pois é um meio de evitar o constrangimento ocasionado por possíveis vazamentos de assuntos tratados. Desse modo, é uma medida que visa evitar a exposição da pessoa que recebeu o atendimento nas unidades de saúde. Por isso é importantíssimo realizarmos essa sensibilização”, concluiu.


FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Nenhum comentário: