quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Servidores da Regional Norte participam de palestra sobre Defesa Civil


Os servidores da Regional Norte se reuniram nesta quinta-feira, dia 10, no auditório da secretaria (Rua Pastor Muryllo Cassete, 85, bairro São Bernardo), para uma palestra com o Coordenador Municipal de Defesa Civil, Coronel Alexandre Lucas Alves, sobre gestão de desastres. O treinamento é voltado para a capacitação no atendimento a vitimas de desastres no período de chuvas. 

Estiveram presentes no evento cerca de 80 servidores juntamente com o Secretario Regional Municipal Norte, Elson Alípio Júnior e o Secretario Adjunto, Luiz Otávio Alves de Carvalho. O objetivo da palestra foi orientar e capacitar os servidores para uma atuação efetiva durante o período chuvoso. Temas como áreas e instalações, ações de prevenção e mitigação de riscos, comando integrado, planos de ação e a importância dos postos de comando e dos Núcleos de Alerta de Chuva (NAC) foram abordados. Lucas também enfatizou a importância das ações de prevenção e das obras de mitigação de risco, tais como capina, limpeza dos córregos e galerias, desobstrução de boca de lobo, limpeza diária dos sistemas de drenagem entre outras. 


Na ocasião também foi apresentada a coordenação operacional desde a notificação do desastre ao socorro das vitimas. De acordo com o Cel. Lucas, a Coordenadoria Municipal Defesa Civil (COMDEC) vem ao longo dos anos aperfeiçoando o treinamento dos núcleos de alerta de chuva (NAC) e investindo em capacitação das equipes para socorrer a população.

“Todos nós somos a Defesa Civil” foi a expressão mais enfatizada durante a palestra, ressaltando que a Defesa Civil não é um órgão e sim um sistema, criando assim a conscientização dos servidores não apenas como membros de uma instituição pública, mas como cidadãos. “A defesa civil é um sistema, todas as pessoas e instituições fazem parte dele. Todos os funcionários e servidores da prefeitura são importantes na Defesa Civil de Belo Horizonte. A regional é a esfera principal de toda uma estrutura. É daqui que vêm os principais anseios da população. É aqui que o morador que tem a sua casa atingida vai pedir ajuda por isso as gerências precisam estar integradas”, afirmou o Coronel. 

Após a apresentação o Coronel esclareceu duvidas e reiterou a importância da defesa civil.


ATENÇÃO: Em caso de urgência e emergência o morador pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com Corpo de Bombeiros pelo 193, ambos com atendimento todos os dias, 24 horas.



FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Nenhum comentário: