terça-feira, 20 de outubro de 2015

Famílias da Comunidade Quilombola de Mangueiras recebem gestores sociais da Regional Norte


Com o objetivo de cadastrar as famílias da Comunidade Quilombola de Mangueiras e garantir o acesso à transferência de renda e aos benefícios sócioassistenciais, a Regional Norte por meio do Espaço BH Cidadania/ CRAS Novo Aarão Reis e da Gerência de Programas de Transferência de Renda e Geração de Trabalho, promoveu no inicio do mês de outubro, um encontro com os moradores da comunidade, localizada no bairro Novo Aarão Reis, região Norte de Belo Horizonte. 

Durante a atividade foi realizada a apresentação do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF às famílias quilombolas e do Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico. Participaram do encontro 20 moradores do Quilombo de Mangueiras. 

De acordo com o coordenador do CRAS Novo Aarão Reis, Ezequiel Pereira Orcine, o cadastro dessas famílias, além de garantir direitos, é fundamental para a criação de indicadores sociais que servem como servem como embasamento para formulação de políticas públicas. “Buscamos com esta atividade incluir as famílias da comunidade quilombola no PAIF, que tem como finalidade fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir com a melhoria da qualidade de vida, bem como trabalhar o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo”, disse. 

A gerente de Programas de Transferência de Renda e Geração de Trabalho, Ana Paula Nascimento, destacou a necessidade de se realizar mais encontros com as famílias que atendem aos critérios do CadÚnico, uma vez que o cadastro é a porta de entrada para os programas sociais e acesso aos benefícios de transferência de renda do Governo Federal. “Apresentar o CadÚnico e realizar os cadastros dentro da comunidade quilombola, observando suas especificidades, demandas e trajetória de luta política, bem como a afirmação identitária e a importância histórica para a cidade e para o país, vem reafirmar a importância dessas famílias como sujeito de direito das políticas públicas. As comunidades tradicionais tem prioridade no cadastro do Cadúnico, ou seja, elas devem atender a renda per capita estabelecida pelo Programa, ter rendimento mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou até três salários mínimos por família”, afirmou. 

O presidente da Associação Quilombola da Comunidade Mangueiras, Maurício Moreira dos Santos, parabenizou o trabalho desenvolvido pela Regional Norte e destacou a importância da ação para os moradores do quilombo. “Em diversas oportunidades nós estávamos precisando ser assistidos. Na verdade, são muitos serviços que, inclusive, posso categorizá-los como básicos e não chegavam para a nossa comunidade. Esta ação foi é muito importante, pois todas as famílias foram ouvidas e estamos todos muitos satisfeitos, pois as pessoas aqui do quilombo estavam sem esperanças e, a partir agora, a sensação é totalmente positiva. Sabemos que é um processo longo pra adquirirmos várias coisas, mas só de saber que a Regional Norte está preocupada em nos atender, ficamos imensamente agradecidos. Esta mobilização é totalmente produtiva”, pontuou. 

Na ocasião também apresentados, diversos serviços oferecidos pelo EBHC/CRAS pela Equipe Técnica do espaço, tais como atendimento qualificado, encaminhamentos para acesso a benefícios socioassistenciais e orientações sobre direitos de cidadania, oficinas de arte e cultura, dentre elas percussão, teatro, capoeira dança e outras. Para Ezequiel o encontro foi positivo. “Avaliamos esta atividade como positiva no sentido de ampliar a cobertura do CRAS e possibilitar o acesso dessas famílias aos direitos sociais e benefícios de transferência de renda”, avaliou. 

 FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Nenhum comentário: