quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Moradores do bairro Novo Tupi recebem ação para organizar o descarte do lixo domiciliar


Para atender a solicitação dos moradores do bairro Novo Tupi, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Regional Norte, instalou na ultima terça-feira, dia 27, dois cestos coletores de lixo domiciliar na rua B, próxima ao conjunto CBTU. A obra foi executada pela Gerência de Limpeza Urbana (GERU-N) em parceria com a Gerência de Manutenção Norte (GERMA-N) e tem o objetivo de proporcionar à comunidade local uma forma de organizar o descarte do lixo nos dias em que há a coleta, evitando que os resíduos se espalhem no logradouro e gerem transtornos à população. A medida, ainda facilita o serviço de recolhimento. 

De acordo com o gerente adjunto de limpeza urbana da Regional Norte, Flávio Camilo, o local era utilizado como deposito irregular de resíduos. “As pessoas traziam o lixo e jogavam neste ponto sem respeitar os dias corretos de coleta. Logo que fomos comunicados desta situação, por meio de reclamações de outros moradores, decidimos fazer a intervenção”, disse.
No local além da instalação dos cestos coletores houve ainda, a implantação de um passeio no local, feito pela GERMA-N. “Assim que observamos que tínhamos que colocar as lixeiras, consultamos sobre o que seria necessário fazer e fomos orientados a construir um passeio. Agora, com as lixeiras no local, esperamos resolver esta questão, com a ajuda da comunidade se conscientizando sobre a importância de se jogar o lixo nas lixeiras, no local correto de descarte”, afirmou. 

Para a construção do passeio, a GERMA-N concentrou uma equipe, formada por um encarregado, um pedreiro e quatro serventes, durante três dias de obra. O processo inicial foi à retirada dos resíduos do local, em seguida fizeram a terraplanagem do terreno e, por fim, a construção do passeio. 

Na ocasião, a equipe de mobilização da SLU realizou uma ação na rua B e adjacências. O trabalho aconteceu de porta em porta e com abordagem de motoristas e pedestres que passavam pelo local. Além da distribuição de folhetos, os mobilizadores deram informação sobre o horário em que ocorre a coleta do lixo e alertaram os moradores em relação aos materiais que devem ser separados para reciclagem e como devem ser embalados os resíduos cortantes.

De acordo com a mobilizadora do departamento de politicas sociais e mobilização da SLU, Nessília Dias, os moradores foram instruídos a colocarem os resíduos nos horários e dias certos de coleta, evitando que o passeio fique com mau cheiro e atraia animais. “Todos foram orientados que cada um deve fazer a sua parte. Estamos colocando as lixeiras e, ao mesmo tempo, esclarecendo as dúvidas dos moradores. Vale ressaltar, que o nosso alerta está direcionado a evitar as possíveis doenças que o acúmulo do lixo pode ocasionar e tornar o ambiente propício para os roedores”, explicou.

Segundo o morador do bairro Novo Tupi, José Gonçalves, a mobilização foi fundamental no processo de instalação dos coletores. “Espero que as pessoas se conscientizem e depositem o seu lixo nas lixeiras a partir de agora. Os moradores devem compreender que o correto é colocar o lixo no lugar certo, afinal, não devemos ser egoístas e pensar só na gente, mas no bem de todos”, afirmou. 

Além do meu cheiro, sujeira e da proliferação de roedores o descarte irregular de lixo traz inúmeros danos à cidade, como enchentes e inundações. Pensando nisso a Regional Norte tem realizado um conjunto de ações preventivas e pontuais contra essa prática, que envolvem a ampliação de oferta de lixeiras e cestos coletores, limpeza de córregos, desobstrução de manilhas e bocas de lobo, ações de fiscalização entre outras.
     
FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Nenhum comentário: