terça-feira, 3 de novembro de 2015

Fiscais da Regional Norte participam de atividade para apresentação de mudanças no SIF


Com o objetivo de informar e apresentar as mudanças que serão implementadas no Sistema Integrado de Fiscalização (SIF), nesta próxima quarta-feira, dia 04, os fiscais da Gerência de Fiscalização Integrada da Regional Norte, participaram nesta terça-feira, dia 03, de um treinamento no auditório da secretaria (rua Pastor Muryllo Cassete, 85, São Bernardo). A iniciativa coordenada pela Secretaria Adjunta de Fiscalização (Smafis), aconteceu em todas as regionais da Belo Horizonte. 

A apresentação das alterações no sistema foi realizada pelo gerente de apoio e suporte técnico-informatizado – GSTIF da Secretaria Municipal Adjunta de Fiscalização (Smafis), Edgard Fantini Júnior, juntamente com o representante da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU), Cássio Soares Martins. 

Na ocasião o gerente explicou que o software tem passado por mudanças com o intuito de adequá-lo à rotina da fiscalização, otimizando ainda mais os processos de trabalho. Edgard ressaltou que além das correções no sistema a grande melhoria no SIF é a inclusão do Cadastro de Vistoria Única. “A mudança no SIF teve o objetivo é corrigir alguns erros de concepção da primeira versão do sistema. Com essas correções nós podemos fazer uma vistoria unificada contemplando toda a legislação e podendo emitir todos os autos em uma mesma vistoria para todos os autuados”, informou. 

O Sistema 

O projeto piloto do Sistema Integrado de Fiscalização foi implantado em 2013 e trouxe mais agilidade nas ações fiscais. Além do desenvolvimento de um software, o SIF inclui aparelhos smartphones utilizado nas ações em campo – para comunicação com os demais técnicos, consulta à legislação, interface com Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) e registro das ações fiscais – e impressoras portáteis para impressão imediata dos documentos no local da ação. 

Por meio do smartphone, o fiscal recebe as demandas sem precisar deslocar-se até o local de trabalho, além disso, o aplicativo permite ao fiscal realizar todas as tarefas, que antes eram feitas manualmente, num ambiente virtual e submeter os dados adquiridos para um servidor remoto. 

Há ainda a ferramenta retaguarda, que é a versão do SIF para uso interno na Smafis e nas gerências regionais de Fiscalização, que propicia, entre outras funções, a automatização da agenda fiscal e a geração de relatórios para acompanhamento da produtividade.


FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N) / Secretaria Municipal Adjunta de Fiscalização (SMAFIS)

Nenhum comentário: