segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Balanço do Planejamento Participativo Regionalizado é apresentado na região Norte


“Quando você mostra para a população que ela tem voz e vez, os cidadãos devem participar cada vez mais”. Essa foi a afirmação de José Divino da Silva, morador do bairro Campo Alegre e comerciante do bairro Guarani, que marcou presença na reunião de balanço do Planejamento Participativo Regionalizado (PPR) referente ao território Norte 4 (N4), realizada na quinta, dia 12, na Escola Municipal Hélio Pellegrino, no bairro Aarão Reis. O encontro foi uma oportunidade para a Prefeitura dialogar com lideranças comunitárias e comerciantes da região, apresentando o status atual de algumas das propostas levantadas pela comunidade, por meio do PPR, em 2011, além de mostrar as principais obras e serviços realizados pela Prefeitura no território. 

A apresentação sobre as informações da administração municipal ficou por conta do secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Josué Valadão, que explicou toda a metodologia de trabalho do PPR e apresentou a situação atual de algumas das 39 propostas levantadas pelos moradores do território N4. Na oportunidade, o secretário destacou os princípios que têm pautado a Prefeitura de Belo Horizonte nos últimos anos. “O trabalho da Prefeitura é realizado com base em quatro grandes pilares, que são o planejamento, a parceria com a comunidade, a transparência e a eficiência para fazer as escolhas certas e reconhecer os erros quando necessário”, disse. Valadão e o secretário regional Norte, Elson Alípio Junior, responderam, ao final do evento, questionamentos dos moradores sobre diversas temáticas. 

O comerciante José Divino aprovou a realização da reunião e convocou os cidadãos a participarem, ainda mais, da gestão pública. “Mais do que nunca, a população precisa acompanhar as ações. A Prefeitura está fazendo a parte dela e, muitas vezes, os moradores não ficam sabendo das realizações porque não participam dos encontros. Além disso, as reuniões também são ótimas oportunidades para a população mostrar o que deseja”, disse. José Divino, que é membro da Comissão Regional de Transporte e Trânsito (CRTT) da Regional Norte, afirmou ser um cidadão atuante, que participa sempre que pode dos encontros promovidos pela PBH. 

O PPR, lançado pela PBH em 2011, visa incorporar o conceito de planejamento em médio e longo prazo entre os moradores da capital mineira. Para a realização da iniciativa, a Prefeitura tomou como referência os 40 Territórios de Gestão Compartilhada (TGCs) nos quais a cidade é dividida, levantando e analisando, durante as dezenas de reuniões realizadas em 2011 e 2012, cerca de 2.500 propostas apresentadas pelos cidadãos de cada localidade. A próxima reunião do PPR, que vai passar pelos 40 territórios da cidade até maio do ano que vem, será realizada no território Oeste 3 (O3), na terça-feira, dia 17, às 19h, na Escola Municipal Hugo Werneck (rua Oscar Trompowsky, 1.372, Vila São Jorge).

Moradores do Território N4 participam de PPR. 


FONTE: Gestão Compartilhada. 

Nenhum comentário: