sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Regional Norte realiza encontro com coordenadores de educação infantil


A Gerência de Educação da Regional Norte, realizou na quarta-feira, dia 11, na sede da secretaria, um encontro com os coordenadores pedagógicos que atuam nas Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIS) e Creches conveniadas à PBH com o intuito de discutir assuntos que contribuem com a qualidade do atendimento oferecido às crianças da região norte. 

De acordo com a Acompanhante Pedagógica da Educação Infantil da Regional Norte, Rosângela Cezar Bastos Silvano, o evento está em sua nona edição neste ano e acontece todos os meses com o objetivo de formar os coordenadores para serem os multiplicadores da proposta pedagógica da Rede Municipal de Educação. Para ela a temática dessa reunião foi muito produtiva. “Estamos estudando o segundo volume das Proposições Curriculares para a Educação Infantil, que trata dos Eixos Estruturadores da Proposta Política Pedagógica. Hoje, tratamos do eixo ‘Brincar’, onde percorremos a Regional Norte brincando e cantando, revelando que o brincar perpassa todas as linguagens”, disse. 

Na ocasião, os participantes aprenderam mais sobre o modo lúdico de ensino e aprendizado, por meio de uma dinâmica liderada por um convidado especial; o professor do Centro Pedagógico da UFMG, Cláudio Emanuel dos Santos. Claudio é mestre em educação e doutorando em música pela Faculdade de Educação da UFMG. Ele cantou e tocou tambor e, de forma lúdica envolveu todos os presentes no processo de interação. “Gostei muito e fico feliz de ter contribuído com a discussão e, desde já, me coloco a disposição para aprofundar a questão da antropologia da criança”, afirmou Cláudio. 

Ainda, segundo Rosângela, as brincadeiras serviram como aprendizado, interação e compartilhamento da cultura, despertando a curiosidade e encantando todos que passavam pelo auditório e na área verde da Regional. “Refletimos que o brincar é um modo de se construir conhecimentos. É aprendido o compartilhamento entre sujeitos, principalmente, entre pares de idade e por meio das significações que os adultos atribuem às explorações e ações das crianças”, pontuou. 

A Gerente Pedagógica da Regional Norte, Sandra Aparecida Colares, avaliou a reunião como um importante momento de reflexão. “Momento rico e necessário para refletir sobre as metodologias e estratégias pedagógicas que são desenvolvidas nas práticas das salas de aula alinhando conhecimento teórico e prático”, concluiu.

FONTE: Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N).

Nenhum comentário: